Saiba quem era a idosa alagoana que ajudou a prender traficantes e PMs no RJ e só teve identidade revelada após a morte

Publicado em 24/02/2023, às 10h52
Fábio Gusmão/Extra
Fábio Gusmão/Extra

Por Redação TNH1 com agências

Na tarde da quarta-feira de cinzas, 22 de fevereiro de 2023, às 17h42, no Hospital Geral do Estado, na cidade de Salvador, morreu Dona Vitória, após dez dias internada, vítima de um acidente vascular cerebral. Só após a morte, Dona Vitória teve a identidade revelada após quase 17 anos: na verdade, tratava-se da alagoana Joana Zeferino da Paz, de 97 anos.

Joana da Paz estava vivendo em um anonimato forçado por questões de segurança. Ela foi responsável por combater o tráfico de drogas da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, usando apenas uma câmera de filmar. A história de Joana, ou de Dona Vitória, foi revelada pelo Extra no ano de 2005, quando publicou um caderno especial com a reportagem revelando o que ela tinha feito durante anos: um diário em vídeo da rotina de um ponto de venda de drogas. No mesmo dia da publicação, Joana deixou o imóvel onde viveu por 36 anos para ingressar no Programa de Proteção à Testemunha. Era o começo de uma vida de privações, angústia, desapego e resiliência, como descreve o jornalista Fábio Gusmão

Por conta das filmagens de Joana da Paz, mais de 30 pessoas foram presas, entre traficantes e policiais militares ligados ao tráfico no Rio de Janeiro. 

Joana morava num apartamento na Praça Vereador Rocha Leão, de fundos, que dava para a Ladeira dos Tabajaras. Pela janela, começou a ver a movimentação de traficantes em uma boca de fumo. O Extra apurou que ela entrou com uma ação contra o estado devido à desvalorização de seu imóvel. A ideia de filmar veio para desmentir a alegação, dentro da ação judicial, de um coronel da PM, que disse que a moradora mentia sobre a existência do tráfico, que seria combatido pelo batalhão.

Joana decidiu, então, comprar uma câmera de filmar e gravar as cenas que via diariamente. Nas imagens, era possível ver traficantes fazendo armados e vendendo drogas. As fitas foram entregues à Polícia Civil, que deu início à investigação.

Além dos traficantes, foram condenados policiais militares por omissão e pelo recebimento de propinas para fazer vista grossa para o crime organizado. Veja imagens flagradas por Joana da Paz e reveladas pelo Extra: 

Filme - A história da aposentada será contada em "Vitória", um filme original Globoplay com produção da Conspiração, com Fernanda Montenegro no papel principal.

‘Vitória’ teve as gravações concluídas em dezembro do ano passado e está em fase de pós-produção. A estreia está prevista para 2024. A direção é de Andrucha Waddington, que assumiu o projeto no lugar de Breno Silveira, que faleceu no início das filmagens.

Gostou? Compartilhe