Saiba quem são os "velhos conhecidos" do Brasil na primeira fase da Copa

Publicado em 06/12/2025, às 08h28
Rafael Ribeiro/CBF
Rafael Ribeiro/CBF

Por CNN Brasil

O Brasil foi sorteado no grupo C da Copa do Mundo de 2026, enfrentando Marrocos, Escócia e Haiti, com o primeiro jogo marcado para 13 de junho contra os marroquinos, um adversário já conhecido desde 1998.

Além de um confronto inédito com o Haiti, o Brasil tem um histórico positivo contra a Escócia, tendo vencido todas as partidas anteriores em Copas do Mundo, o que gera expectativas favoráveis para a seleção.

A Copa de 2026 terá um novo formato, com 12 grupos e a inclusão de uma fase anterior às oitavas de final, totalizando 104 partidas, e a final será realizada em 19 de julho no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.

Resumo gerado por IA

O Brasil conheceu os seus adversários para a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026: Marrocos, Escócia e Haiti.

Esse sorteio o traz tanto um confronto inédito quanto "velhos conhecidos" para a seleção brasileira em Copas.

Há ainda um histórico positivo relacionado a outro ponto: o Brasil já foi campeão do mundo três vezes tendo caído no grupo C.

O primeiro jogo da seleção canarinha será com o Marrocos, em 13 de junho de 2026. Essa disputa não é inédita, mas a Amarelinha só enfrentou os marroquinos no mundial de 1998 -- saindo vitoriosa por 3 a 0.

Já na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti, no dia 19 de junho. Essa será a primeira vez que as duas seleções se enfrentam em uma Copa do Mundo.

E na terceira partida o time comandado por Carlo Ancelotti mede forças com um "velho conhecido": a Escócia, em 24 de junho.

Brasil e Escócia já se enfrentaram nos mundiais de 1974, 1982, 1990 e 1998. Novamente, há uma superstição positiva neste sorteio: a seleção canarinha nunca perdeu para os escoceses.

Formato da Copa do Mundo

Ao todo, todos os países foram divididos em 12 grupos (A até L) de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata-mata.

Além disso, oito dos 12 terceiro colocados também seguirão adiante no Mundial.

Diferente das outras edições, o mata-mata da Copa de 2026 terá uma fase anterior às oitavas de final, com as 32 melhores seleções seguindo vivas na briga pelo título. Serão 104 partidas no total, 40 a mais que em 2022, no Catar.

Depois de avançar por 16 avos, oitavas, quartas e semifinais, duas equipes farão a final da competição no dia 19 de julho de 2026. O duelo acontecerá no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos Estados Unidos.

Gostou? Compartilhe