O Salão do Automóvel de São Paulo será aberto ao público na quinta com menos montadoras do que as edições de 2014 e 2016. Contudo, deverá haver mais otimismo nos corredores do São Paulo Expo, devido à retomada nas vendas. O número de emplacamentos no mês de outubro foi o melhor desde dezembro de 2014: 254,7 mil unidades vendidas entre carros, ônibus e caminhões. A animação estará à mostra no evento, que vai revelar as novidades para 2019 -e muitos automóveis já chegarão como modelo 2020. Um desses é o T-Cross, principal atração da Volkswagen.
LEIA TAMBÉM
O carro, que chega às lojas no primeiro trimestre do próximo ano, será exibido nas versões mais equipadas, com câmbio automático e motor 1.4 turbo flex (150 cv). Ao seu lado estará o conceito da futura picape nacional da marca, concorrente da Fiat Toro. A marca mostrou apenas um desenho e disse se tratar de um conceito bem próximo da realidade. "O modelo está planejado para ser lançado no mercado brasileiro no futuro próximo com apenas algumas modificações", diz em comunicado da marca enviado à imprensa na última semana.
Além dos carros, o estande da Volks terá salas de realidade virtual, espaço com atividades para crianças e uma garagem em que ocorrerão jogos de fuga. Os visitantes terão que decifrar enigmas para encontrar a saída. Outras marcas também oferecerão entretenimento ao público, aproveitando os espaços deixados pelas montadoras ausentes. A Chevrolet vai montar uma oficina para troca virtual de pneu com brindes para os mais rápidos. A marca também vai comemorar os 50 anos do Opala no salão.
*
Simulação
Na Ford, os visitantes participarão de um jogo cujo prêmio é acelerar o Mustang em um dinamômetro. O carro não sai do lugar, mas será possível ouvir o ronco do motores e ntir a carroceria balançar. Em outra parte do estande um simulador reproduzirá as sensações de uma trilha off-road a bordo da picape Ranger. A área externa terá um circuito para testes de carros híbridos e elétricos. BMW i3, Kia Soul EV, Chevrolet Bolt e Renault Twizy estarão entre os veículos disponíveis. Citroën, Jaguar, Land Rover, Lexus, Peugeot e Toyota são as principais marcas ausentes no evento. As montadoras divulgaram comunicados ao longo do ano em que afirma ter priorizado eventos próprios e outras feiras para exibir seus próximos lançamentos. (FP, com FSP)
*
A versão mais cara Touring deve ser apresentada no Salão do Automóvel com motor 1.5 turbo
Além do visual
Honda HR-V ganha cara nova, mas as principais mudanças estão na suspensão e no câmbio recalibrado
Depois do Jeep Renegade, que ganhou novo visual na semana passada, agora foi o Honda HR-V a passar por uma reestilização. O visual mudou, com a frente redesenhada com novo para-choque e grade. Os faróis receberam canhões de luz e guias de LED para uso diurno. Atrás, as lanternas ganharam filetes de LED e lentes fumê. Por fim, no interior, o painel agora tem iluminação em volta dos mostradores na versão EXL. Mas é onde os olhos não veem que estão as principais mudanças do modelo, que ficou mais confortável. Os bancos dianteiros ganharam novas espumas, com maior apoio para as pernas, no assento e abas laterais mais pronunciadas no encosto, além de novos tecidos.
O motor 1.8 16V de até 140 cv segue inalterado, mas a transmissão automática do tipo CVT (sem trocas) foi reprogramada para ficar mais linear e suave. A suspensão foi recalibrada e ganhou novos amortecedores, mais progressivos e com maior capacidade de absorver impactos. Até o isolamento acústico do HR-V foi melhorado pela engenharia, com mantas mais densas e novos materiais em outras áreas da carroceria do jipinho. Houve também ganho de equipamentos.Aversão LX, de R$ 92.500, agora vem com controle de cruzeiro, tela multimídia de 5" e faróis de neblina. A EX (R$ 98.700), tem airbags laterais, câmera de ré, aletas no volante para trocas simuladas de marcha, ar-condicionado digital e repetidores de setas nas capas dos retrovisores. A atual versão topo de linha é a EXL, de R$ 108.500.
Passa a ter airbags de cabeça, rebatimento elétrico dos retrovisores e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay com tela de 7". A antiga Touring saiu do catálogo, mas não por muito tempo. Segundo o site UOL, ela pode aparecer no Salão do Automóvel com motor 1.5 turbo a gasolina que, no Civic, tem 173 cv de potência e 190 cv no CR-V.
LEIA MAIS
+Lidas