O estado de São Paulo registrou até esta segunda-feira (15) 25 casos da variante do coronavírus que surgiu em Manaus. Desses, 16 são de pessoas que não viajaram para o Amazonas nem tiveram contato com alguém esteve por lá. Segundo a Secretaria da Saúde, foram identificados 9 casos na capital; 3 em Jaú; 1 em Águas de Lindóia e 12 em Araraquara.
LEIA TAMBÉM
Por conta do grande número de casos da variante, Araraquara, que já estava na fase vermelha do Plano São Paulo, decretou lockdown. Pelos próximos 15 dias, para circular pela cidade é necessário comprovar a necessidade, mesmo que para ir a serviços essenciais, com multa a quem desrespeitar o decreto.
Segundo o ministério da Saúde, pelo menos 10 estados brasileiros já contam com a circulação da cepa de Manaus. Dos casos identificados na capital, nenhum até agora teve sintoma grave ou precisou de atendimento hospitalar.
Há um protocolo desde o final de janeiro de encaminhar esses pacientes para um único hospital, o José Soares Hungria em Pirituba, na zona Oeste da cidade - que está preparado também para receber pacientes com a variante britânica do coronavírus. Neste ano, 5 casos dessa cepa foram identificados na capital e 2 em Sorocaba.
+Lidas