Saúde: Clínicas da Família irão aproximar assistência da população maceioense

Publicado em 22/02/2022, às 17h41
Carla Cleto / Ascom Sesau
Carla Cleto / Ascom Sesau

Por Assessoria

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, assinou, nesta terça-feira (22), junto com o governador Renan Filho, a ordem de serviço para construção de mais uma Clínica da Saúde da Família (CSF). Além dessa clínica, que será construída no Parque Linear da Grota do Cigano, no bairro Mangabeiras, em Maceió, outras duas CSFs, localizadas nos bairros Jacintinho e Benedito Bentes, já estão em fase de conclusão das obras.

De acordo com Alexandre Ayres, a chegada de mais uma Clínica da Família fortalece a saúde básica da população maceioense e marca o início de uma assistência diferenciada e mais próxima da casa do cidadão que mais precisa. As unidades que já estão em construção devem ser entregues para a população em março.

“Estamos vivendo uma nova fase com o fortalecimento da Atenção Básica. Como o governador disse, Maceió é uma das capitais do Brasil que tem a menor cobertura de Atenção Básica e nós fizemos um grande investimento em Alta e Média Complexidade, não só na capital, como também no interior do Estado. Mas a base, a pirâmide do SUS, ela é fortalecida pela Atenção Básica. A cada real investido na Atenção Básica, economizamos quatro na Média e Alta Complexidade. Então o investimento em prevenção e promoção da saúde é a nossa prioridade e essa Clínica da Família chega para aproximar a assistência da população maceioense”, explicou Ayres.

A CSF tem o objetivo de prestar atendimentos de Atenção Primária focando nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças. Lá serão prestados atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos serão consultas médicas, serviços de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

“Adotamos essa estrutura com exames de imagens de ultrassom e raios X, com seis equipes de PSF para que possamos atender melhor essa população da Grota do Cigano que carece de uma assistência melhor de saúde e com a chegada desse equipamento a realidade da população maceioense irá mudar”, disse Alexandre Ayres.

Gostou? Compartilhe