Saúde Indígena em Movimento leva atendimento especializado às aldeias de Alagoas

Publicado em 27/10/2025, às 10h03
Assessoria
Assessoria

Por Assessoria

A SESAI/DSEI Alagoas e Sergipe, em parceria com o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos (AL), realizou mais uma importante Ação de Saúde Indígena em Movimento, levando atendimento médico especializado à Aldeia Karapotó Plaki-ô, nas áreas de ortopedia, nefrologia, cirurgia geral e ginecologia.
O alcance da iniciativa foi ampliado, beneficiando também as comunidades Karapotó Terra Nova e Kariri Xocó, localizadas no município de Porto Real do Colégio (AL).
A ação contou ainda com o apoio das Prefeituras de São Sebastião e Porto Real do Colégio, reforçando a importância das parcerias institucionais na promoção de uma saúde mais acessível e integrada aos povos indígenas.
"Estamos sempre buscando ampliar o alcance e a qualidade da atenção à saúde em nossos territórios. As parcerias fortalecem nossa missão e garantem um atendimento mais humano e eficiente”, destacou Helayne Sobral, representante do Ministério da Saúde/SESAI/DSEI Alagoas e Sergipe.

"A Santa Casa de São Miguel dos Campos tem grande satisfação em colaborar presencialmente com ações como essa. Ao oferecer nossos serviços, também recebemos muito em troca — aprendizados, vivências e uma valiosa troca cultural”, afirmou Lara Louzada, diretora do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.
Para nós, é uma grande satisfação realizar a Ação Saúde Indígena em Movimento diretamente nas aldeias. Estar presente nesses territórios fortalece o vínculo com as comunidades e reafirma nosso compromisso com uma saúde indígena cada vez mais próxima, resolutiva e acolhedora”, ressaltou Tanawy Kariri, coordenador do DSEI Alagoas e Sergipe.
“Toda a comunidade indígena agradece aos profissionais e instituições envolvidas nessa ação. A presença de vocês aqui representa cuidado, respeito e reconhecimento”, expressou o Cacique da Aldeia Karapotó Plaki-ô.
A Ação Saúde Indígena em Movimento reafirma o compromisso da SESAI/DSEI Alagoas e Sergipe com o fortalecimento da atenção básica e especializada nos territórios indígenas, levando não apenas serviços de saúde, mas também acolhimento, escuta e integração cultural.

Gostou? Compartilhe