Dando continuidade às ações do Julho Verde, mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Maceió realizou mais um dia de mutirão, ...
Dando continuidade às ações do Julho Verde, mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, a Gerência de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Maceió realizou mais um dia de mutirão, nesta quarta-feira (19), no PAM Salgadinho, situado no bairro Poço.
LEIA TAMBÉM
A ação atendeu usuários de diversas unidades de saúde, ao intensificar os serviços, a fim de diagnosticar e tratar suspeitas de câncer. Além da parceria da unidade de média complexidade, a iniciativa contou com o apoio do Centro Universitário Cesmac.
Usuários de diversas unidades de saúde, que participaram previamente de palestras e triagem com dentistas e estomatologistas, foram encaminhados para o mutirão com o intuito de confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para tumores localizados na região da boca e do pescoço.
A médica estomatologista, Sônia Ferreira, está conduzindo os procedimentos e alerta sobre a importância da campanha e suas dificuldades.
“Embora seja um momento de conscientização, essa campanha tem uma demanda reprimida. Estamos com dificuldade de ter acesso a pacientes. Queremos informar que existe um percentual muito grande de câncer de boca, um dos cânceres mais comuns da cabeça e pescoço. As pessoas devem procurar atendimento, quanto antes, melhor. Com o diagnóstico precoce, o tratamento é mais rápido e as chances de cura aumentam”, informa.
O mutirão no PAM Salgadinho iniciou a intensificação dos atendimentos no dia 17 de julho, com a continuação das atividades nesta quarta-feira (19), seguindo até a próxima quinta-feira (20).
A ação foi resultado de demanda espontânea de usuários que já realizavam tratamento e de pessoas encaminhadas durante a campanha no início do mês de julho deste ano. As atividades foram intensificadas de modo a atender, mobilizar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e gerar visibilidade sobre a doença que ainda é pouco conhecida pela população.
Usuários buscam tratamento
João da Silva tem 73 anos de idade. Ele é de Pindorama, Coruripe, e foi encaminhado para o PAM Salgadinho. Após descobrir uma ferida na língua, há seis meses, através de uma consulta com o dentista, foi feita a triagem e exames para detectar se o tumor era benigno. Ao confirmar o diagnóstico, realizou cirurgia e não foi necessário passar por quimioterapia. O usuário segue sendo acompanhado pelos profissionais em Maceió.
“Graças a Deus descobri cedo o que era, não era apenas uma ferida e sim algo mais sério, daí pude me tratar e hoje estou bem. É muito importante ser diagnosticado cedo, porque melhora as chances de cura e ajuda no tratamento”, enfatizou o usuário.
Maria Ferrade, que reside no Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária, foi ao PAM Salgadinho procurar atendimento para tratar um tumor interno, próximo ao lábio inferior. Realizou triagem, exames e um procedimento na boca e continuará em observação. O tumor é benigno e passará por cirurgia. Ela também não vai precisar de quimioterapia, no entanto ficará entre seis meses a um ano em tratamento.
“Devemos nos cuidar. Eu passei um tempo sem procurar ajuda médica e estou há cerca de oito anos sem ir ao dentista e, com esse problema na boca, mas agora estou procurando o tratamento necessário. Essas ações têm proporcionado conscientização e levado saúde, além de ser bem humanizado o atendimento”, destacou a usuária.
LEIA MAIS
+Lidas