Ao disponibilizar leitos e receber pacientes do Amazonas infectados com a Covid-19, Alagoas deu um importante exemplo de solidariedade. A chegada dos pacientes, no entanto, despertou preocupação de parcela da população, que teme infecção por uma nova mutação do vírus, a exemplo do que tem sido registrado na região Norte do país.
LEIA TAMBÉM
Em entrevista à TV Pajuçara, no início da tarde desta quinta-feira (21), o secretário de estado da Saúde, Alexandre Ayres, afirmou que todos os cuidados estão sendo adotados para evitar infecções.
"Se tiver que aparecer uma nova variante do coronavírus, não será com a chegada dos pacientes amazonenses. Neste momento precisamos focar em salvar a vida desses pacientes, como temos feito com muitas famílias alagoanas, e devolve-los ao seio de suas famílias", frisou o gestor durante entrevista ao vivo no programa Fique Alerta.
Para Ayres, receber e tratar pacientes de outros estados é também uma questão de empatia. "Se não fossem nossos novos hospitais, seriam os alagoanos solicitando leitos de outros estados. Tenho certeza que não conseguiríamos enfrentar esta pandemia somente com o Hospital Geral do Estado", pontuou.
De acordo com o secretário, Alagoas tem o menor numero de infecção por Covid em profissionais à frente do combate à pandemia. "Estamos tomando todo o cuidado e todos estão se vacinando para garantir segurança nesse trabalho", disse.
"É o momento de darmos esse exemplo, porque nos organizamos e temos condições de ajudar cidadãos brasileiros de outros estados. O coração está cheio de orgulho e gratidão aos nossos profissionais de saúde", complementou.
Na madrugada desta quinta-feira, Alagoas recebeu quatorze pacientes de Manaus para serem tratados nos hospitais Metropolitano e da Mulher, que são referências na assistência a pessoas infectadas com a Covid-19.
O estado do Amazonas vive um colapso na saúde, problema agravado na última semana com a falta de oxigênio nos hospitais, o que tem causado a morte de diversos pacientes.
Assista à entrevista do secretário de saúde, Alexandre Ayres, ao vivo, no programa Fique Alerta, da TV Pajuçara/RecordTV:
+Lidas