A ansiedade acontece por uma série de fatores como genética, meio ambiente, química cerebral, personalidade e estilo de vida.
LEIA TAMBÉM
Segundo a Associação de Ansiedade e Depressão da América, cerca de 40 milhões de americanos sofrem de ansiedade em um determinado momento. Já o Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.
As 10 dicas mais lidas (e mais gostosas) do Blog da Nide Lins em 2019
Mas novas pesquisas mostram que os alimentos que comemos também podem aumentar nossa ansiedade. Cientistas descobriram que cerca de 90% da serotonina do corpo é produzida no intestino.
Baixos níveis de serotonina no organismo têm sido associados a distúrbios como ansiedade e depressão. Pesquisadores também descobriram que certas bactérias do intestino – as ruins – podem levar a um aumento da resposta ao medo, o que aumenta a ansiedade.
Para evitar os alimentos que causam ansiedade, é preciso saber quais são eles:
Álcool
O álcool não só pode causar danos no fígado e no cérebro, mas pode perturbar o equilíbrio das bactérias no seu intestino. Quando os efeitos sedativos do álcool desaparecem, os níveis de insulina no corpo aumentam, o que pode causar inquietação, ansiedade e irritabilidade.
Cafeína
A maioria das pessoas sabe que a cafeína é um estimulante, mas ela pode aumentar a ansiedade naqueles sensíveis a ela. Por exemplo, depois de duas ou três xícaras, você pode notar seu coração acelerado, suas mãos suando e sua mente agitada. Tenha em mente que chá, chocolate e muitas bebidas energéticas contêm cafeína também.
Açúcar
Pesquisadores descobriram que comer quantidades excessivas de açúcar pode aumentar o risco de desenvolver ansiedade, depressão, dependência e problemas de memória. O açúcar libera o equilíbrio das bactérias intestinais, o que pode causar supercrescimento de cândida, inchaço e outros problemas digestivos.
Glúten
O único tratamento para a doença celíaca até agora é uma dieta totalmente livre de glúten. Existem mais de 300 sintomas da doença celíaca, porém os mais comuns incluem ansiedade, depressão, dores de cabeça, fadiga e problemas gastrointestinais.
Laticínio
Para pessoas com intolerância à lactose, consumir leite e derivado pode causar inflamação e irritação no revestimento do intestino. A inflamação aumentada faz com que os sistemas imunológico e nervoso reajam negativamente, o que pode levar a sentimentos de ansiedade.
Opções de alimentos ajudam a combater a ansiedade:
Mas, para se livrar da ansiedade, é necessária uma combinação de mudança de pensamentos, apoio da família e/ou de terapeutas.
Durma bastante e reserve tempo suficiente para se cuidar.
+Lidas