A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas iniciou as inscrições para a escolha de gestores escolares e Gerentes Especiais Regionais para o biênio 2026/2027, com o processo se estendendo até 5 de novembro de 2025, visando garantir uma gestão eficiente nas unidades de ensino.
Os candidatos devem apresentar documentação específica e passar por etapas que incluem análise de títulos e consulta pública, com a nova gestão começando oficialmente em 2 de janeiro de 2026.
Além disso, a seleção para os Gerentes Especiais Regionais busca preencher 13 vagas, com inscrições abertas até 7 de novembro de 2025, e os resultados das etapas do processo seletivo serão divulgados até dezembro de 2025.
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) iniciou na segunda-feira (3) as inscrições para o processo de escolha de gestores e gestores adjuntos das unidades de ensino da Rede Pública Estadual para o biênio 2026/2027, bem como para a seleção dos Gerentes Especiais Regionais que atuarão neste mesmo período de tempo. As inscrições acontecem no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br), onde também estão disponíveis os editais.
LEIA TAMBÉM
Gestores escolares
Os professores interessados em concorrer aos cargos de gestor ou gestor adjunto deverão inscrever suas chapas entre os dias 3 e 5 de novembro de 2025, exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponibilizado pela Seduc.
Após a inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação exigida à Comissão Escolar de sua unidade entre os dias 6 e 7 de novembro. Entre os documentos solicitados estão: documentos pessoais, comprovante de graduação em licenciatura plena, certificados de cursos de formação continuada, Currículo Lattes; Declaração de Idoneidade Administrativa; carta de intenção e plano de gestão elaborados conforme os modelos oficiais disponibilizados pela Seduc.
As etapas do processo incluem a análise de títulos, que avalia a formação acadêmica e as experiências complementares dos candidatos; a avaliação de conhecimento e experiência profissional, baseada na análise do currículo, da carta de intenção e do plano de gestão apresentado; e, por fim, a consulta pública, que será realizada no dia 3 de dezembro por meio de votação direta, secreta e igualitária, com a participação de professores, funcionários, estudantes a partir de 14 anos e pais ou responsáveis.
A nova gestão das escolas estaduais inicia oficialmente suas atividades no dia 2 de janeiro de 2026.
Gerentes Especiais Regionais
O Processo Convocatório de Seleção Simplificada para o cargo, em comissão, de Gerente Especial Regional visa preencher 13 vagas nas Gerências Especiais de Educação (GEEs), conforme previsto na Lei Delegada nº 48/2022 e suas alterações.
As GEEs são minirepresentações da Seduc em todo o estado e são responsáveis por assegurar a qualidade da Educação em suas regiões, promovendo a formação continuada de professores e gestores, além de desenvolver ações para a melhoria do desempenho escolar.
Elas também articulam ações entre as escolas e a Seduc e funcionam como uma ponte entre o Estado e os Municípios, garantindo, assim, a implementação das políticas educacionais e fortalecendo o Regime de Colaboração.
Podem participar da seleção os gestores gerais que estavam em efetivo exercício durante a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023 em escolas das redes Municipais ou Estadual que alcançaram as maiores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentro de cada GEE. Serão convocadas, por regional, até duas unidades de cada etapa de ensino: Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Os candidatos selecionados assumirão a gestão das GEEs nas seguintes regiões e municípios-sede:
Cronogramas
Confira abaixo os cronogramas dos processos de escolha de gestores escolares e de seleção de Gerente Especial Regional para o biênio 2026-2027:
Consulta pública para escolha de gestores escolares
Cronograma do processo seletivo de escolha dos Gerentes Especiais Regionais
+Lidas