Sefaz lança canal exclusivo para facilitar atendimento a MEIs

Publicado em 23/12/2025, às 11h41
Ascom Sefaz
Ascom Sefaz

Por Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas lançou um canal de atendimento exclusivo para Microempreendedores Individuais (MEIs), integrado à assistente virtual Nise, visando agilizar a resolução de pendências fiscais e oferecer suporte especializado no Simples Nacional.

O novo serviço, desenvolvido em parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Federal de Alagoas, abrange desde a emissão de boletos até esclarecimentos de dúvidas, facilitando o acesso dos MEIs aos servidores da Fazenda.

A gerente de Atendimento ao Contribuinte destacou que a iniciativa moderniza o atendimento e proporciona comodidade, permitindo que os contribuintes resolvam questões fiscais sem precisar se deslocar, além de reforçar a educação fiscal e o apoio aos pequenos negócios.

Resumo gerado por IA

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) lançou, na sexta-feira (19), um novo canal de atendimento exclusivo voltado aos Microempreendedores Individuais (MEIs). A ferramenta, integrada à atendente virtual Nise, foi desenvolvida para dar suporte ao contribuinte em conjunto com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo suporte especializado por meio do Simples Nacional. Embora o NAF seja uma iniciativa em cooperação com a Receita Federal, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é unificado.

Desta forma, os procedimentos para solucionar pendências fiscais de competência estadual serão agilizados pela Fazenda de Alagoas através do site oficial da Nise (acesse em https://www.sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis) ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

O novo canal permite que o serviço seja completo, cobrindo desde a emissão de boletos até orientações sobre dúvidas frequentes, conectando diretamente o MEI aos servidores fazendários. A gerente de Atendimento ao Contribuinte, Ana Karla, comemora a implantação e destaca os resultados positivos do atendimento virtual da Sefaz.

“A parceria entre os órgãos reforça o processo de modernização e aprimoramento do nosso atendimento, especialmente ao proporcionar os serviços sem a necessidade de deslocamentos do contribuinte. Então, além de beneficiar a sociedade com um suporte de qualidade, traz comodidade e solução rápida”, explicou.

A novidade mostra o papel da Sefaz na educação fiscal e no apoio aos pequenos negócios. Além disso, a implementação do menu específico garante que o contribuinte consiga agilizar a resolução de problemas e o esclarecimento de dúvidas.

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