Comportamento

Seis dicas para começar a se aventurar pelo sexo tântrico

Marie Claire | 12/04/24 - 17h05
Pixabay

Sexo tântrico é uma prática milenar que têm como propósito conectar energeticamente e sexualmente as duas pessoas durante a relação, e é conhecida por sua possibilidade de intensificar o prazer e levar a orgasmos múltiplos.

As práticas ligadas ao sexo tântrico têm como prioridade excluir qualquer tipo de distração para aproveitar cada momento da transa, sem que o orgasmo seja o objetivo final dela, mas apenas uma consequência.

Sabe aquela ideia de que não é sobre o destino, mas sobre a jornada? É exatamente isso que as táticas da prática querem proporcionar. A ideia é que tudo seja executado com muita paciência, calma e presença, tirando a prioridade dos órgãos genitais e da penetração para transferi-la para todo resto do corpo.

A seguir, 6 dicas simples de como começar a praticar o sexo tântrico

Atenção para o entorno

A preparação da atmosfera do ambiente faz toda diferença para ajudar o casal a se conectar durante a transa. Por isso, pense com carinho em aderir a velas, flores, óleos aromatizados ou mesmo uma playlist com músicas que excitem vocês. Para aguçar ainda mais os sentidos, pense em chocolates e frutas. O paladar pode fazer toda diferença para te deixar mais presente.

Olhar penetrante

O sexo tântrico começa no olhar, tanto que muitos instrutores encorajam que as duas pessoas fiquem se olhando por um longo tempo antes de partir para qualquer estímulo físico. Dessa forma, ambas podem se sentir mais próximas. Uma boa dica pode ser olhar fixamente para a parceria por 1 minuto. Depois, vale ir aumentando o tempo conforme desejarem. O que praticantes do sexo tântrico afirmam é que, além do prazer sexual, esse pequeno ato pode ajudar no reconhecimento e até na reconciliação, apontando o que afasta e o que une o casal.

Sincronizem as respirações

Um dos pilares principais é se concentrar bastante na própria respiração. Dessa forma, cada pessoa entra em contato com o próprio corpo e consegue controlar a ansiedade. Com o corpo e mente mais relaxados, a concentração fica maior. Depois que cada uma encontrar o próprio ritmo, as respirações devem sincronizar até que o ar seja exalado por uma e inspirado por outra. Desta forma, o tantra acredita que o casal espalha as energias dos órgãos sexuais para todo corpo.

Toque intenso

O tato também deve ser exercitado com muito afinco – para além dos órgãos genitais e das zonas erógenas um do outro. Um dos meios para isso é fazendo a massagem tântrica, em que o mais importante aqui é explorar todas as outras partes e intensificar o contato corporal. O toque deve passar por cada pedacinho do corpo da parceria, dos pés à cabeça antes de chegar no genital, e é preciso que ambas recebam e façam a massagem.

A posição sexual mais adequada

Não há restrições específicas ligadas a posições sexuais ideais para a prática. No entanto, costuma-se fazer uma posição muito similar à flor de lótus, chamada yab-yum, que é um abraço tântrico. Nela, quem penetra se senta de pernas cruzadas e quem recebe vem por cima, se posicionando no colo, com as pernas ao redor do quadril da outra pessoa. Fiquem assim um longo tempo antes da penetração. O tantra prega que essa posição é capaz de promover alinhamento energético entre os corpos, otimizando a sensibilidade sobre o corpo do outro e a respiração.

Penetração

Após todas essas etapas, o esperado é que os corpos fiquem mais aguçados e o corpo, mais desperto e conectado com o outro. Dessa maneira, o prazer pode ser tão intenso que pode nem ser necessário fazer os movimentos de vai e vem.