A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas emitiu um alerta de baixa umidade, colocando algumas regiões em Estado de Atenção até quinta-feira, com a umidade podendo cair abaixo de 30%. Essa situação pode impactar a saúde da população e aumentar o risco de queimadas.
A baixa umidade é causada por uma massa de ar seco e quente, resultante de um sistema de alta pressão atmosférica, que reduz a umidade e inibe a formação de nuvens sobre o estado.
As autoridades recomendam atenção especial para atividades ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h, devido ao aumento da radiação solar e ao risco de doenças respiratórias e queimadas nas regiões afetadas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) divulgou, nesta segunda-feira (24), um alerta de baixa umidade para algumas regiões do estado. O aviso, que coloca essas áreas em Estado de Atenção, é válido até esta quinta-feira (27).
LEIA TAMBÉM
De acordo com a Semarh, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos do dia nas regiões do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste alagoano.
Ainda segundo o órgão, a condição é provocada por uma massa de ar seco e quente associada a um sistema de alta pressão atmosférica. Esse cenário contribui para a redução da umidade relativa do ar e inibe a formação de nebulosidade convectiva sobre o Estado de Alagoas.
Veja quais são os riscos
+Lidas