Sertões Petrobras 2025: alagoano mira chegada histórica no Francês

Publicado em 26/07/2025, às 07h00 - Atualizado às 07h15
Arquivo / José Milton
Arquivo / José Milton

Por Gabriel Amorim

Em meio à poeira, trechos extremos e longas jornadas de resistência do Sertões Petrobras 2025, o piloto alagoano José Milton Ferreira segue firme, com os olhos voltados para um destino especial: a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, palco da chegada inédita do maior rally das Américas.

A competição começa neste sábado (26) e segue até o dia 3 de agosto, quando os pilotos completarão quase 3.500 quilômetros de prova. Pela primeira vez na história, a linha de chegada será em solo alagoano - com transmissão exclusiva da TV Pajuçara/RECORD.

Competidor desde 2022, José Milton já viveu de tudo no Sertões. Em 2023, enfrentou uma quebra de motor e precisou abandonar a prova. Mas no ano seguinte, deu a volta por cima com estilo: foi campeão da sua categoria e terminou como o alagoano mais bem colocado na classificação geral.

Para 2025, a preparação foi ainda mais intensa. "Desde mental até o físico, o Sertões mexe com tudo. Desde os pequenos detalhes aos grandes detalhes. Então, a gente tem que estar sempre muito focado, com a cabeça no lugar e muito bem preparado fisicamente", destaca.

Ele compete a bordo de um Maverick R da Can-Am - um UTV com câmbio sequencial, cerca de 240 cavalos de potência e capaz de atingir até 170 km/h.

Entre os trechos mais temidos está a etapa "maratona", que exige dos competidores dois dias de prova, totalizando cerca de 900 quilômetros, sem qualquer apoio mecânico.

A gente tem que poupar e cuidar do carro o tempo todo. Segundo a organização, serão os piores dias de prova.
Arquivo / José Milton

Serão nove dias de disputa, com passagens por cinco estados: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e, finalmente, Alagoas. Com trilhas apertadas e variados tipos de solo, o desafio exige concentração e frieza.

Tento sempre conversar comigo mesmo, respirar fundo, se acalmar, voltar para o eixo para seguir. A gente tem um pouco de sangue frio e é difícil alguma coisa abalar", conta.

Mas, para José Milton, o Sertões vai muito além da competição. "As amizades que a gente constrói, as paisagens, tudo. Só vivendo para saber o que é o Rally dos Sertões e quem vive quer sempre estar perto."

Além da emoção pessoal, ele celebra o impacto do evento para o estado. "Alagoas é muito prestigiada por receber um evento dessa magnitude. Vem gente de todos os continentes. Tem gente de Portugal, Espanha, Estados Unidos, Argentina, Paraguai e outros vários países. E terminar em Alagoas é muito bom. Traz muito mais mídia para a região, para as praias, para tudo isso."

A linha de chegada será cruzada no próximo sábado (3), com uma grande festa montada na Praia do Francês. Para José Milton, será um momento inesquecível. "Muito feliz de estar terminando em casa, com nossos familiares e amigos perto", encerrou.

A competição será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto, em uma jornada que mistura adrenalina e técnica. E a TV Pajuçara/RECORD será a emissora oficial da chegada, levando ao público toda a emoção da maior prova off-road das Américas.

A cobertura será multiplataforma: TNH1, Rádio Pajuçara FM e as redes sociais do PSCOM também estarão mobilizados para levar ao público todas as informações e emoções da competição.

Gostou? Compartilhe