Cinema

Sessão de Dia das Mães: 7 filmes para maratonar em família

AnaMaria / Uol | 11/05/24 - 08h00
Crédito: Disney e Globo Filmes

O Dia das Mães é muito celebrado com almoços especiais, seja em casa ou em restaurantes. Mas também há quem prefira passar a data de maneira mais calma. Se você está no segundo grupo, uma sessão de filmes para maratonar em família é uma ótima pedida, não é mesmo?

Confira também a programação dos cinemas

Apesar do extenso católogo disponível em plataformas de streaming, escolher uma boa produção pode não ser das tarefas mais fáceis. Gêneros distintos, gostos diferentes para cada um e, por fim, a indecisão, que também pode atrapalhar na hora de decidir.  

Pensando nisso, AnaMaria traz X filmes para você maratonar em família durante o Dia das Mães. Então, prepara a sua pipoca e confira nossas opções:

COMÉDIA

Sexta-Feira Muito Louca (2003) -

Se a intenção é assistir um filme divertido e garantir muitas risadas em família, 'Sexta-Feira Muito Louca' é uma ótima pedida. O filme mostra um relacionamento difícil entre Tess e sua filha, de 15 anos. Mas tudo isso muda quando as duas comem um biscoito da sorte em um restaurante chinês.

O quitute tem um efeito inesperado: faz com que as duas troquem de corpo. Agora, precisam aprender a lidar com os problemas uma da outra. A produção de 1h 37m é protagonizada por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan, e está disponível no Disney+.

Minha Mãe é uma Peça (2013) - 

Ainda no gênero da comédia, por que não reassistir 'Minha Mãe é uma Peça'? No filme brasileiro, o eterno Paulo Gustavo, que faleceu há três anos, vive Dona Hermínia, uma autêntica mãe brasileira: muito atarefada, um pouquinho estressada e com amor de sobra pelos filhos.

Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo) são os filhos da personagem. O filme ainda ganhou duas sequências. Ou seja, se tiver um pouquinho mais de tempo, dá para emendá-los e fazer uma maratona daquelas. Está disponível na Netflix e Globoplay.

Fala sério, mãe! (2017) - 

Outro sucesso do cinema nacional é 'Fala sério, mãe!'. Na trama, Ingrid Guimarães enfrenta os desafios na criação de sua filha adolescente, Maria de Lourdes, ou Malu, que é interpretada por Larissa Manoela. Paulo Gustavo também faz uma aparição especial no filme.

Entre a montanha-russa de emoções da mãe, que encara seus medos medos e frustrações, e as insatisfações e descobertas da filha, a relação cativa o telespectador com momentos fofos, engraçados e de muita identificação. Você pode assistir no Globoplay.

DRAMA

A Filha Perdida (2021) - 

O filme segue a história emocionante de Leda, uma professora universitária que viaja para a Itália em busca de tranquilidade, mas acaba confrontando seu passado quando encontra uma jovem mãe e sua filha, cuja relação desencadeia memórias dolorosas e segredos há muito tempo enterrados.

Baseado no livro homônimo de Elena Ferrante, a produção, lançada em 2021, explora temas de maternidade, identidade e o peso do arrependimento em uma jornada cativante e comovente. Está disponível na Netflix.

Mães Paralelas - 

Janis e Ana tem muitas diferenças, mas um ponto em comum que as une: são mulheres solos que estão no hospital prestes a dar à luz. Uma delas é uma mulher madura, e com a vida relativamente estável. A outra, longe disso: uma adolescente assustada com tudo que envolve a maternidade e a gestação.

"Uma maneira inteligente e profunda de nos fazer refletir sobre nossa humanidade. Humanidade diante da maternidade", opinou um telespectador do filme, dirigido por Pedro Almodóvar. Também está disponível na Netflix.

Pieces of Woman - 

O filme dirigido por Kornél Mundruczó e escrito por Kata Wéber aborda o luto de Sean e Martha, que perderam o primeiro filho após o parto. O luto e os desafios do relacionamento após a morte precoce são retratados na produção, de 2020. Também disponível na Netflix.

Família, amigos e o próprio companheiro tentam ajudá-la, mas é difícil compreender o processo de luto enfrentado por Martha, vivida por Vanessa Kirby. A protagonista venceu prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Veneza de 2020 pela performance.

ANIMAÇÃO

Valente (2012) - 

Se seu filho ainda é criança, um ótimo filme para mantê-lo interessado nas telas é 'Valente'. A animação da Disney conta a história da princesa Mérida, que herdou o direito de ser rainha. Porém, a personagem não gosta da tradição de se casar por motivos políticos.

A partir daí, ela entra em uma jornada que desafia a tradição ancestral de seu reino e cativa os telespectadores, dos mais novos aos mais velhos. Claro, a relação da princesa com sua mãe é um dos pontos principais do filme, disponível no Disney+.