Alagoas

Sinfeagro reforça a necessidade de continuar com a vacinação contra a Peste Suína Clássica

Assessoria | 28/07/21 - 07h13
Divulgação

A campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) está a todo vapor em Alagoas, que é um dos 11 estados brasileiros que fazem parte da zona não livre da doença. Para manter a sanidade do rebanho suíno em todo o estado, os servidores da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL) reforçaram, através do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro), entidade sindical que representa todos os funcionários da Agência, a continuidade da vacinação contra a doença, que encerra no dia 9 de agosto deste ano.

Além de combater ao máximo as perdas produtivas e econômicas decorrentes da PSC, a vacinação, grande aliada contra a doença, traz diversos benefícios para a sanidade animal, pois, somente com imunizados, os suínos ficam protegidos da doença, que infelizmente traz grandes prejuízos para os produtores. 

Flávia Marques, presidente do Sinfeagro, explica que as vacinas contra a PSC estão sendo doadas e que a imunização é realizada por vacinadores contratados pela iniciativa privada. “É importante que os criadores permitam a entrada dos vacinadores nas propriedades, eles estão indo aos municípios e vacinando nas localidades”, disse, afirmando que os servidores da ADEAL por muitas vezes acompanham as vacinações.

Ela destaca que a força-tarefa contra a doença continua para evitar que o filme de 2019 se repita. “Os fiscais agropecuários da ADEAL são notificados e diante de um animal com resultado positivo, o serviço oficial é notificado e conforme a legislação federal, a única forma de controlar a doença é realizando o sacrifício de todos os suínos da propriedade com foco detectado através de exames laboratoriais”.

Flávia alerta ainda que, além de vacinar, os criadores precisam realizar a declaração da vacinação de seus suínos junto aos escritórios da Agência de Defesa e Inspeção. “Sem a declaração, o produtor fica impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal, obrigatória para circulação dos animais nas rodovias estaduais”, disse a presidente do sindicato.

Peste Suína Clássica em Alagoas

Em 2019, Alagoas registrou um caso de PSC em Traipu. Para evitar a disseminação do vírus nas outras regiões, os fiscais agropecuários da ADEAL atuaram diuturnamente, intensificando as barreiras de trânsito e fazendo busca ativa nas propriedades para combater a propagação da doença. 

À época, toda a região Agreste ficou coberta pela equipe do órgão. Uma verdadeira força-tarefa na região, adotando medidas preventivas para a não disseminação do vírus, conforme determinado pela presidência do órgão com a intensificação da vigilância epidemiológica. Foram 312 propriedades com suínos fiscalizadas e 2.397 suínos inspecionados. Além disso, 36 suínos precisaram ser sacrificados.