Acarajé com siri é bom? Eu respondo que sim! Principalmente o que é preparado pela alagoana Manoela Moradillo, porque ela faz no capricho. Primeiro, não encontrei uma casquinha na carne do siri, pois ela faz questão de catar duas vezes. Segundo,a carne do siri é refogado nos legumes triturados e finalizado no azeite dendê. Fica bem sequinho, sem gordura e apimentado.
LEIA TAMBÉM
Pois bem, minha gente, “sirijé” é a união de duas identidades culturais da gastronomia nordestina: o acarajé e o nosso siri do mangue. Quem faz bem a receita é casal simpático, Manoela e seu amado, o baiano Danilo Moradillo. Há quatro meses eles abriram o food truck Cheiro de Dendê, especializado em culinária baiana, tradicional no Varanda Gourmet, e fazem maior sucesso. E quem ensinou os segredos da culinária baiana é mãe do Danilo, Sonia.
Siga meu roteiro

Minis – Porções de cinco pequenos acarajés para compartilhar com os amigos. Os bolinhos vêm escoltados pelo caruru, vatapá, camarão defumado e vinagrete. Claro, nesse caso, a cerveja é imprescindível.

Camarão na chapa com farofa de dendê
Farofa de Dendê – O camarão de Coruripe é apenas grelhado na chapa temperado no azeite e alho. Para acompanhar vinagrete e uma farofinha de dendê. Porção individual, camarão na textura e sal certos.

Abará, o acarajé cozido
Abará – Para quem foge de fritura, tem o abará a mesma massa do acarajé cozida, feita tradicionalmente como na Bahia. E também vem com vatapá, caruru, vinagrete e camarão seco.

Casal de empreendedores: Manoela e Danilo do Cheiro de Dendê
Quem é – Manoela é formada em Fisioterapia e Enfermagem. Alagoana do bem, casou-se com o baiano Danilo que é administrador com pós graduação em logística. Ele, desde os oito anos mora em Maceió, mas uma época se aventurou por Londres e Montevidéu, onde trabalhou na gestão de suprimentos. Agora, o casal resolveu investir nos seus sonhos e assim nasceu o Cheiro de Dendê, lugar maneiro, boa música, preços justos e comida honesta. Fiquei fã do empreendedorismo do casal e do siri, que para minha sorte, também é vendido em porções. Vou levar pra casa o siri da “Birosca”, como Danilo gosta de chamar.
Outra coisa bem bacana é que o casal não pensa na crise. Todo dia tem uma promoção. Basta seguir no Instagram @cheirodedende para comer e com preço camarada.

Acarajé com estilo do Cheiro de Dendê
Rota Cheiro de Dendê
Preço: Porção com cinco acarajés (pequena) – R$ 16,00/ Sirijé (acarajé com siri) R$16,00 -Aceita cartão
Funciona de terça a sexta das 18 até às 23h/ Sábados e domingos das 11h até 23h
Varanda Gourmet Food Park – Avenida Silvio Viana, 2197, Ponta Verde
LEIA MAIS
+Lidas