Sisu 2026 aceitará notas das três últimas provas do Enem

Publicado em 25/10/2025, às 18h03
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por Agência Gov

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 utilizará as notas das três últimas edições do Enem, impactando a forma como os candidatos serão classificados para as vagas disponíveis.

As instituições de educação superior devem garantir pelo menos duas vagas em cada curso e turno, além de assegurar uma vaga de ampla concorrência, independentemente das políticas de ações afirmativas que possam adotar.

O período para que as instituições se inscrevam no Sisu 2026 vai de 27 de outubro a 28 de novembro, com a possibilidade de reabertura e alteração das condições de adesão durante esse intervalo.

Resumo gerado por IA

Para a inscrição, classificação e seleção dos candidatos no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, o Ministério da Educação (MEC) passará a utilizar o resultado das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas no processo seletivo terá como referência a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada de acordo com a opção de curso, desde que o participante não tenha sido treineiro.

A novidade está no Edital nº 22/2025 , referente à adesão de instituições de educação superior públicas e gratuitas ao processo seletivo do Sisu 2026, publicado na segunda-feira, 20 de outubro. A íntegra do documento está disponível na página do Sisu do Portal de Acesso Único .

A instituição de educação superior (IES) interessada em emitir o termo de adesão deverá observar a oferta mínima de duas vagas em cada curso e turno em que desejar participar. Independentemente do número de vagas ofertadas no curso e turno, do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, bem como das políticas específicas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição, será garantida no mínimo uma vaga de ampla concorrência.

Adesão IES

O período para adesão das instituições de educação superior interessadas em participar do Sisu 2026 será de 27 de outubro a 28 de novembro. Todos os procedimentos serão efetuados exclusivamente por meio do Sisu Gestão.

Para preencher o termo de adesão, as instituições precisam ter encerrado no Sisu Gestão a ocupação de vagas referentes à última edição de processo seletivo do Sisu da qual tenham participado. Durante o período de adesão, a instituição poderá reabrir o termo eventualmente assinado e alterar as condições de sua participação, sendo consideradas, para fins do processo seletivo de que trata este Edital, as informações constantes no termo mais recente assinado pelo representante legal no Sisu Gestão.

Gostou? Compartilhe