SMS disponibiliza informações online sobre medicamentos

Publicado em 23/09/2016, às 14h14

Por Redação

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pessoas que recebem medicamentos especiais, profissionais da área de saúde em geral têm agora uma ferramenta que disponibiliza todas as informações sobre a Coordenação de Farmácia e Bioquímica da Secretaria Municipal de Maceió (SMS).

O serviço pode ser acessado por qualquer pessoa por meio do endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br/sms, no que ícone que fica do lado direito da página identificado como “Coordenação de Farmácia e Bioquímica”.

Nesse endereço constam todas as informações de serviços aos usuários, profissionais de saúde, inclusive dados para os diretores de Unidades de Saúde, onde eles podem solicitar os medicamentos que estão em falta em seus respectivos postos.

Nas informações, os usuários podem acessar vários formulários, entre eles: recebimento de fraldas; medicamentos de Parkinson; recebimento de insumos para diabetes (glicosímetro, seringa, tiras e lancetas); e um gruía completo com orientações gerais para o uso seguro de medicamentos.

“Essa ferramenta é muito importante para todos os usuários do SUS e também para os profissionais que podem ter acesso a todos os medicamentos disponíveis na rede pública, assim como os diretores de Unidades de Saúde podem fazer pedido de medicamentos que estão em falta em suas unidades”, ressalta Venício Rocha, coordenador de Farmácia e Bioquímica da SMS.

No item da página “Onde Encontrar”, os usuários vão saber onde encontrar medicamentos especiais para as seguintes doenças: osteoporose; tuberculose; diabetes; hanseníase; hipertensão, e demais medicamentos; além de Praziquantel; Antirretrovirais; medicamentos para Saúde Mental; Teste Rápido e Insulina.

No quesito “Informações aos Profissionais”, consta a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), ou seja, todos os medicamentos disponíveis na rede pública em Maceió; a Relação Municipal de Correlatos (Recor); Mapas de pedido de medicamentos e materiais para a Central de Abastecimento Farmacêutico; acesso ao Hórus (sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica); cronograma de pedido das Unidades de Saúde à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) dos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.

Ainda no mesmo endereço os usuários e profissionais podem acessar algumas Notas Técnicas que define, por exemplo, a prescrição e dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial na Rede municipal de Saúde de Maceió; Estoque e devolução de medicamentos e correlatos; Responsabilidade dos estoques e medicamentos e insumos das farmácias das unidades de saúde, e dispensação de penicilina G Benzatina no município de Maceió.

Algumas leis também estão disponibilizadas no mesmo endereço para consulta de interessados em geral. 

Gostou? Compartilhe