Brasil

SP confirma 24 casos de “flurona”, infecção por Covid-19 e influenza

Metrópoles | 04/01/22 - 15h41 - Atualizado em 04/01/22 - 15h41
Agência Brasil / Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) informou nesta terça-feira (4/1) que foram registrados 24 casos de “flurona”, dupla infecção por Covid-19 e influenza ao mesmo tempo. Em nota, a pasta comunicou que as coinfecções foram detectadas por meio de teste RT-PCR. Os dados são do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

“[A secretaria] está monitorando os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados, realizando o Painel Viral dos pacientes que se encontram internados”, escreveu a SMS sobre os casos de “flurona” em SP. O órgão reforçou que a síndrome gripal com quadro respiratório agudo tem pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios olfativos ou degustativos.

Rio tem 17 casos suspeitos - Também nesta terça-feira, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, confirmou 17 casos de “flurona”. Mas até o momento apenas um adolescente de 16 anos testou positivo para Covid-19 e influenza A, simultaneamente.

No início da semana, o Ministério da Saúde de Israel confirmou o primeiro caso conhecido da dupla infecção durante a pandemia. A paciente é uma mulher grávida que foi tratada para sintomas das duas doenças. O órgão comunicou que ela apresentou sintomas leves e recebeu alta em 30/12.