Saúde

Surto de gripe: saiba como proteger você e seu bebê

Metrópoles | 28/12/21 - 20h00
o advogado Alberto Maya Omena, sobre o papel da justiça em 2022 | Foto: Reprodução

Muito provavelmente você conhece alguém que teve sintomas fortes de gripe nas últimas semanas. É que há um surto de gripe, causada por alguns vírus do tipo Influenza, que estão circulando pelo país. Pois é: como se não bastasse a pandemia de covid-19, que ainda não acabou, temos que encarar outra doença com sintomas respiratórios circulando e derrubando muita gente.

Embora o vírus seja bem menos letal em relação ao coronavírus, é preciso levar a sério as medidas de prevenção. Confira aqui algumas maneiras de proteger seu bebê e de se proteger, sobretudo se estiver grávida.

Vacina, sim! Vacina, sempre - É a maneira mais eficaz de se proteger contra os vírus. A vacina contra a gripe protege contra algumas cepas do vírus Influenza e é atualizada todos os anos, ou seja, é preciso renovar a dose anualmente também. Ela pode ser tomada junto da vacina contra covid-19 sem nenhum problema.

Grávidas e crianças fazem parte do grupo de risco e podem receber o imunizante nos postos de saúde. Existem também as vacinas disponibilizadas em clínicas particulares. Bebês de 6 meses a 2 anos precisam receber duas doses, com intervalo de 4 semanas entre elas. Pessoas com mais de 9 anos devem tomar uma dose por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Confira as dicas completas no site BabyHome, parceiro do Metrópoles