Um homem foi preso após tentar furtar e decolar com um helicóptero no aeroporto de Caxambu, em Minas Gerais, afirmando que queria 'testar' a aeronave, que caiu durante a tentativa. Ninguém ficou ferido, mas o incidente levanta preocupações sobre a segurança do local.
O suspeito, que possui um brevê de piloto vencido, já havia realizado uma ação semelhante na Califórnia, onde conseguiu voar brevemente antes de fugir. A polícia investiga suas declarações e o acesso irregular ao aeroporto, que foi feito após cortar a tela de proteção.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um pequeno derramamento de combustível após a queda do helicóptero, mas não houve incêndio. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) está acompanhando a investigação das circunstâncias do acidente e da invasão.
O suspeito de tentar furtar e decolar com um helicóptero no aeroporto de Caxambu, no Sul de Minas, foi preso na tarde deste domingo (8), em São Lourenço. O homem afirmou à Polícia Militar que invadiu o local para “testar” a aeronave, que caiu durante a tentativa de decolagem na madrugada. Ninguém ficou ferido.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a PM, o homem foi localizado por volta das 15h na casa dele, em São Lourenço. Após levantamento de informações, os policiais conseguiram identificar e chegar até o suspeito, que foi detido e encaminhado para a delegacia.
Ainda segundo a polícia, o homem afirmou ser apaixonado por aeronaves e disse que invadiu o aeroporto com o objetivo de “testar” o helicóptero. Ele relatou aos policiais que possui brevê, registro de licença de piloto, que estaria vencido.
O suspeito também contou à PM que, anos atrás, teria feito algo semelhante no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Na ocasião, segundo ele, conseguiu sobrevoar com a aeronave por alguns minutos, pousou em uma praia e fugiu em seguida. A polícia informou que essa declaração será apurada.
O helicóptero envolvido no caso é particular e não pertence a uma escola de aviação, conforme a PM. A aeronave estava fora do hangar no momento da tentativa de furto. Para acessar o local, o suspeito teria cortado a tela de proteção do aeroporto e fugido logo após a queda do helicóptero.
O acidente aconteceu na madrugada deste domingo (8), quando o helicóptero tentou decolar, mas caiu antes mesmo de alçar voo. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender à ocorrência e, no local, identificou um pequeno derramamento de combustível, sem registro de incêndio ou explosão. A área passou por avaliação de segurança e o combustível foi removido para evitar riscos.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado e acompanha o caso, que segue sob investigação para apurar as circunstâncias da tentativa de decolagem e do acesso irregular ao aeroporto.
+Lidas