Talibã prende grupo que se fantasiou de gângsters da série 'Peaky Blinders'

Publicado em 11/12/2025, às 08h23
Reprodução/Youtube/Herat-Mic
Reprodução/Youtube/Herat-Mic

Por Extra Online

Quatro homens foram detidos no Afeganistão por usarem fantasias inspiradas na série 'Peaky Blinders', com o governo alegando que isso viola os valores islâmicos e a cultura local.

As prisões ocorreram após a circulação de fotos e vídeos do grupo, que se vestia de forma semelhante aos personagens da série, pelas redes sociais na vila de Jebrael, na província de Herat.

O Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício justificou a ação como uma medida contra a disseminação de influências estrangeiras, refletindo o aumento das restrições à expressão artística sob o regime do Talibã.

Resumo gerado por IA

Um grupo de quatro homens foi preso pela polícia da moralidade no Afeganistão por estar com fantasias de personagens da série britânica "Peaky Blinders". O governo afegão alega que os homens “violaram os valores islâmicos e da cultura afegã”, de acordo com o Daily Star.

Fotos e vídeos do grupo vinham circulando viralmente nas redes sociais locais; eles usavam ternos, sobretudos e boinas, enquanto andavam e fumavam pela ruas da vila de Jebrael, na província de Herat.

O Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, por meio do porta-voz Saiful Islam Khyber, justificou a prisão afirmando que os jovens, que ficaram conhecidos como Grupo Thomas Shelby — em referência ao personagem principal, vivido ganhador do Oscar de melhor ator Cillian Murphy —, foram presos por “disseminar atos no estilo de filmes estrangeiros”.

Ao Daily Star, o militante dos direitos humanos Ahmadullah Waak disse que a prisão ilustra o aumento do escopo das restrições a expressões artísticas e pessoas no país sob o governo do Talibã.

Gostou? Compartilhe