Quatro homens foram detidos no Afeganistão por usarem fantasias inspiradas na série 'Peaky Blinders', com o governo alegando que isso viola os valores islâmicos e a cultura local.
As prisões ocorreram após a circulação de fotos e vídeos do grupo, que se vestia de forma semelhante aos personagens da série, pelas redes sociais na vila de Jebrael, na província de Herat.
O Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício justificou a ação como uma medida contra a disseminação de influências estrangeiras, refletindo o aumento das restrições à expressão artística sob o regime do Talibã.
Um grupo de quatro homens foi preso pela polícia da moralidade no Afeganistão por estar com fantasias de personagens da série britânica "Peaky Blinders". O governo afegão alega que os homens “violaram os valores islâmicos e da cultura afegã”, de acordo com o Daily Star.
LEIA TAMBÉM
Fotos e vídeos do grupo vinham circulando viralmente nas redes sociais locais; eles usavam ternos, sobretudos e boinas, enquanto andavam e fumavam pela ruas da vila de Jebrael, na província de Herat.
O Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, por meio do porta-voz Saiful Islam Khyber, justificou a prisão afirmando que os jovens, que ficaram conhecidos como Grupo Thomas Shelby — em referência ao personagem principal, vivido ganhador do Oscar de melhor ator Cillian Murphy —, foram presos por “disseminar atos no estilo de filmes estrangeiros”.
Ao Daily Star, o militante dos direitos humanos Ahmadullah Waak disse que a prisão ilustra o aumento do escopo das restrições a expressões artísticas e pessoas no país sob o governo do Talibã.
LEIA MAIS
+Lidas