Os ânimos do debate do Partido Republicano, realizado na cidade de Detroit nesta quinta-feira (4), se exaltaram rapidamente com provocações entre os pré-candidatos à Presidência dos EUA Donald Trump, Marco Rubio e Ted Cruz, com acusações de menti...
Os ânimos do debate do Partido Republicano, realizado na cidade de Detroit nesta quinta-feira (4), se exaltaram rapidamente com provocações entre os pré-candidatos à Presidência dos EUA Donald Trump, Marco Rubio e Ted Cruz, com acusações de mentira e até uma referência a órgãos genitais.
LEIA TAMBÉM
Rubio chamou atenção para o tamanho das mãos de Trump, fazendo uma brincadeira: "Olhem para as minhas mãos. São pequenas?".
Trump não perdeu tempo e rebateu: "Ele mencionou as minhas mãos, fazendo referência à piada de que se elas são pequenas, mais alguma coisa deve ser pequena. Garanto a vocês que não há qualquer problema. Garanto”.
Rubio, Cruz e o governador de Ohio, John Kasich, assumiram o compromisso apesar dos esforços de veteranos do Partido Republicano para criar uma coalizão de eleitores republicanos anti-Trump e escolher outra pessoa no lugar do incendiário bilionário de Nova York.
Embora os três concorrentes de Trump tenham seguido o dogma do partido, insistindo que colocarão suas preocupações de lado e endossarão o indicado da legenda, disseram que o farão com relutância se Trump emergir como candidato para a eleição presidencial.
"Às vezes ele torna isso um pouco difícil", disse Kasich, de 63 anos.
Indagado se apoiará o escolhido republicano caso se trate de outro que não ele, Trump pareceu surpreso com a pergunta, dado o bom momento de sua campanha, mas finalmente respondeu "Sim, irei". Trump, de 69 anos, defendeu-se do ataque contundente de Romney e o chamou de candidato fracassado.
Até mesmo o ex-candidato presidencial republicano Mitt Romney pediu para que os norte-americanos votem nos adversários de Trump.
— Eis o que eu sei. Donald Trump é uma farsa, uma fraude. Ele está fazendo o público norte-americano de otário. Ele ganha um ingresso para a Casa Branca e só o que recebemos é um chapéu horroroso.
Os principais adversários de Donald Trump, pré-candidato presidencial republicano favorito nas pesquisas, criticaram-no por mudar de opinião nos temas do debate da noite de quinta-feira, mas disseram que irão apoiá-lo relutantemente se for escolhido como candidato do partido para a eleição.
Trump deixou a elite de seu partido preocupada com suas posições em relação ao comércio e à imigração, incluindo suas promessas de construir um muro na fronteira com o México, deportar 11 milhões de imigrantes ilegais e impedir temporariamente a entrada de muçulmanos no país.
+Lidas