Tartaruga encalha e é resgatada com vida na Barra Nova

Publicado em 05/08/2016, às 18h10

Por Redação

Uma Tartaruga de Pente foi encontrada encalhada, mas com vida, na tarde desta sexta-feira (5), na praia de Barra Nova, litoral sul de Alagoas.

Segundo o voluntário do Instituto Biota de Conservação Animal, Sérgio Ricardo, a tartaruga foi encontrada por um morador e estava com plástico de rede de pesca enrolado na nadadeira.

“Um morador da Barra Nova, Renato Acioli, nos contatou para fazer o resgate e nós repassamos o chamado para o Batalhão de Polícia Ambiental. O plástico que estava enrolado dilacerou a nadadeira do animal. O morador retirou a rede que estava presa até as equipes chegarem. Provavelmente, os técnicos do BPA e do Instituto do Meio Ambiente vão tentar devolver a tartaruga à natureza com a nadadeira amputada. Chegou a quebrar o osso dela e vai ter que amputar”, afirma Ricardo.

A tartaruga foi levada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).


Crédito: Renato Acioli

Segundo Sérgio Ricardo o resgate de animais encalhados é feito pelos órgãos ambientais e, por isso, o Instituto Biota , que está atuando no monitoramento  de praias, desova e soltura de animais, além de educação ambiental, foi apenas acompanhar esse trabalho.

Ainda de acordo com o voluntário do Biota, a maioria dos casos de animais mortos nas praias alagoanas é por ingestão de lixo, principalmente plástico que obstrui o intestino dos animais, ou por redes de pesca, que impedem a subida à superfície para respiração. A interação com rede de pescas é a maior causadora de encalhes de tartaruga em todo o mundo. 

Veja vídeo:

Gostou? Compartilhe