Taxa de ocupação da população de Alagoas é a menor do Brasil; veja números

Publicado em 20/02/2026, às 19h28
Foto: Arquivo TNH1
Foto: Arquivo TNH1

Por Redação

Em 2025, o Brasil alcançou um recorde histórico de 59,1% de ocupação entre a população com 14 anos ou mais, embora Alagoas permaneça com uma taxa de apenas 47,5%, refletindo desafios significativos no mercado de trabalho local.

Os dados do IBGE indicam que Alagoas está abaixo da média nacional e de outros estados nordestinos, como Ceará e Rio Grande do Norte, que apresentam taxas de 47,9%.

Estados como Mato Grosso, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se destacam com as maiores taxas de ocupação, enquanto medidas para melhorar a situação em Alagoas ainda são necessárias para aumentar a inserção no mercado de trabalho.

Resumo gerado por IA

O Brasil registrou, em 2025, o maior nível de ocupação da série histórica: 59,1% da população com 14 anos ou mais estava empregada ao longo do ano. Apesar do indicador positivo no cenário nacional, Alagoas segue entre os estados com menor inserção no mercado de trabalho formal e informal do país.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (20), mostram que o nível de ocupação da população alagoana ficou em 47,5% — abaixo da média brasileira e também inferior a outras unidades do Nordeste, como Ceará (47,9%) e Rio Grande do Norte (47,9%).

Entre os estados que registraram os maiores índices de ocupação e, consequentemente, melhor desempenho, estão Mato Grosso, com 66,7% de ocupação, Santa Catarina (66,2%) e Mato Grosso do Sul (64,4%).

O QUE É A TAXA DE OCUPAÇÃO

O indicador de ocupação da população, também chamado de nível de ocupação, é o percentual de pessoas com 14 anos ou mais de idade que estão trabalhando em relação ao total da população em idade de trabalhar. Ele mede a proporção de pessoas com ocupação remunerada em um determinado período, servindo como um indicador crucial do mercado de trabalho

Gostou? Compartilhe