Técnico do CSA revela segredos da bola parada e projeta maratona de jogos

Publicado em 12/01/2026, às 10h31
Arquivo/CSA/Allan Max
Arquivo/CSA/Allan Max

por Pedro Acioli*

Publicado em 12/01/2026, às 10h31

O CSA iniciou o Campeonato Alagoano com uma vitória convincente de 3 a 0 sobre o Coruripe, destacando-se pela eficácia em jogadas de bola parada, conforme ressaltou o técnico Itamar Schülle.

O time, liderado por Dudu Figueiredo, que teve papel crucial nas cobranças, enfrentará um calendário intenso, com quatro jogos em dez dias, o que exige uma gestão cuidadosa do elenco para evitar lesões.

Para lidar com essa sequência, a comissão técnica planeja realizar exames regulares nos jogadores e variar a formação da equipe, visando manter o desempenho e a saúde dos atletas ao longo da competição.

Resumo gerado por IA

“Temos variações de bola parada e isso é muito trabalhado”. Foi assim que o técnico do CSA, Itamar Schülle, resumiu, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Coruripe, pela primeira rodada do Alagoano SportyBet 2026, o segredo do bom desempenho da equipe nesse tipo de jogada. Ele ainda aproveitou para explicar como a comissão vai realizar a gestão do grupo com o alto volume de jogos. A partida aconteceu nesse domingo, 11, no Rei Pelé.

Com cobrança precisa do camisa 10, Dudu Figueiredo, e cabeçada do zagueiro Rayan, o Azulão abriu o placar e atropelou o Coruripe por 3 a 0 na estreia do Campeonato Alagoano, resultado que colocou o Marujo na liderança da competição

Antes do gol, o CSA já tinha assustado novamente com cobrança rápida de Dudu Figueiredo, que encontrou Ciel cara a cara com o goleiro, mas Allan Roden evitou o gol.

Durante a entrevista, Itamar revelou que para conseguir êxito na bola parada tem que repetir as jogadas nos treinamentos e ter alternância com as jogadas. 

“Bola parada é muita repetição e muitas variações. Temos variações de bola parada e isso é muito trabalhado e conversado. A repetição tem que ocorrer para a gente melhorar a cada jogo e você tem que ter diversas situações de jogada de bola parada”, contou o técnico. 

Alta sequência de jogos

Neste ano, as primeiras rodadas do alagoano serão uma atrás da outra. Num intervalo de 10 dias, o CSA irá fazer 4 jogos. Com isso, a comissão técnica do clube vai adotar uma estratégia para minimizar as lesões. 

“Nós não podemos repetir a equipe dois, três, quatro jogos utilizando a mesma formatação porque o que vai acontecer nesse espaço de 10 dias a tendência é a gente ter lesões. Temos que ter a sabedoria para ver qual a situação de cada atleta e fazer exames em cada atleta”, detalhou Itamar. 

O Azulão retorna aos gramados nesta quarta-feira (14), às 20h, contra o Penedense, no Estádio Rei Pelé. O confronto será pela segunda rodada do Alagoano. 

Transmissão é com a TV Pajuçara

 A TV Pajuçara/RECORD é a emissora oficial da competição. A cobertura do PSCOM será mais uma vez completa. A partir das 14h de todos os sábados durante o alagoano, o Arena PFC, apresentado por Bruno Protásio, direto do Estádio Rei Pelé, abre a jornada com informações, bastidores e tudo o que envolve o futebol alagoano.

Na sequência, o torcedor acompanha o pré-jogo e a partida, com narração de César Pita, o Amigão da Galera, e comentários de Paulo Victor Malta. A reportagem em campo terá a dobradinha Bruno Protásio e Leandro Santiago.

O TNH1, com cobertura do jornalista Gabriel Amorim, e a Pajuçara FM também acompanham todos os detalhes do Campeonato Alagoano, levando ao torcedor informação completa do início ao fim da competição.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe