Imagem Tem carro fabricado até 2010? Você não paga mais IPVA em Alagoas
Notícias

Tem carro fabricado até 2010? Você não paga mais IPVA em Alagoas

Em 20 de Fevereiro de 2026 às 11:32

Por Redação

Ano de fabricação pode ser consultado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo

 Ascom Sefaz


O Governo de Alagoas ampliou a política de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a aprovação da Lei nº 9.780, em dezembro de 2025. A nova legislação alterou as regras do imposto estadual e passou a conceder o benefício para veículos com 15 anos ou mais, adotando o tempo de fabricação como critério para a isenção. 

Com a mudança, veículos com 15 anos ou mais de fabricação passam a ser automaticamente isentos do pagamento do IPVA. Em 2026, estão enquadrados nessa condição os veículos fabricados até o ano de 2010, que já completaram o período mínimo exigido pela legislação. Já os veículos fabricados em 2011 ainda não se enquadram na regra este ano. Nesses casos, o direito à isenção passa a valer a partir de 2027.

“Essa isenção é importante porque amplia o alcance social da política tributária do Estado. Ela beneficia diretamente quem utiliza veículos mais antigos no dia a dia e mostra que, mais uma vez, o comprometimento do Governo de Alagoas com medidas que dialogam com a realidade da população,” destacou o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

Com essa novidade, aproximadamente 448 mil veículos passam a integrar o grupo de beneficiados com a isenção do IPVA em Alagoas. A medida contribui para reduzir o impacto do imposto no orçamento das famílias e dos proprietários de veículos mais antigos. Vale destacar que a isenção ocorre de forma automática, sem necessidade de solicitação por parte do contribuinte, desde que o veículo atenda aos critérios previstos em lei.

O ano de fabricação pode ser consultado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou nos sistemas eletrônicos do  Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Sefaz-AL.

Com informações da Ascom Sefaz

Gostou? Compartilhe