Temperatura pode chegar a 37°C em algumas regiões de Alagoas neste fim de semana

Publicado em 27/10/2023, às 17h33
Foto: Reprodução/Semarh
Foto: Reprodução/Semarh

Por TNH1

O tempo deve continuar seco e com máximas elevadas na maioria das regiões de Alagoas neste fim de semana. A previsão é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

De acordo com o órgão, o sol deve predominar nas regiões do Baixo São Francisco, Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste neste sábado (28). Na região metropolitana de Maceió a previsão é de períodos curtos de sol intercalados com períodos de nuvens. 

Já nas regiões do Litoral e Zona da Mata há possibilidade de chuva leve e de curta duração, intercalando com com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia. A temperatura em todo o estado varia entre 20ºC e 37°C.

A Semarh também divulgou a meteorologia para este domingo (29). Segundo o órgão, as regiões do Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco e Baixo São Francisco devem continuar com o sol predominando durante todo o período. 

Já nas nas regiões de Maceió, Litoral e Zona da Mata, a meteorologia prevê tempo nublado com possibilidade de chuva leve e de curta duração, intercalando com períodos de tempo seco nas primeiras horas do dia. A temperatura em Alagoas, neste domingo, deve variar entre 20° e 36° C.

Semarh prorroga alerta de umidade do ar abaixo de 20% - A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais pro (SPDEN/SEMARH/AL) prorrogou, nessa quinta-feira (26), o alerta vermelho para baixa umidade do ar no Sertão de Alagoas.

Segundo o órgão, as atuais condições meteorológicas estão favoráveis à ocorrência de umidade relativa do ar em nível de alerta, abaixo de 20%, nas regiões ambientais do Sertão e Sertão do São Francisco. O alerta é válido até este sábado (28).

Veja, abaixo, os riscos associados à baixa umidade relativa do ar. 

  • Riscos à saúde humana, como complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos;
  • Aumento do potencial de risco de incêndios em pastagens e florestas na região;
  • Elevação da evaporação, com consequente diminuição de reservas hídricas.

Como driblar o tempo seco e se proteger?

  • Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
  • Permanecer em locais protegidos do sol, preferencialmente com sombra de árvores;
  • Consumir água abundantemente;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para umidificar olhos e narinas.

Gostou? Compartilhe