Tempestade de inverno deixa 1,5 mi sem energia nos EUA e mata pelo menos 19

Publicado em 24/12/2022, às 13h35
Reprodução / Twitter
Reprodução / Twitter

Por Folhapress

A tempestade de inverno Elliot (ou "ciclone bomba") se intensificou na véspera do Natal. Cerca de 1,5 milhão de pessoas estão sem energia elétrica entre o Texas e Maine.

O fenômeno trouxe neve pesada, ventos congelantes e com a intensidade de furacão, inundações costeiras e baixas temperaturas. Pelo menos 19 pessoas morreram em decorrência da tempestade, segundo a imprensa local.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 240 milhões de americanos (70% da população) são afetadas pelo clima. É a maior extensão de alertas para o inverno de todos os tempos.

Pelo menos 1.600 voos foram cancelados hoje, segundo o site de monitoramento FlightAware, enquanto passageiros tentam embarcar para as festas de fim de ano. Em cidades de Indiana, Michigan, Nova York e Ohio, autoridades pediram que motoristas evitassem viagens não essenciais.

Cerca de 112 milhões de pessoas planejavam dirigir pelo menos 80 km entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro, informou a Associação Automobilística Americana.

Acidentes nas estradas - Pelo menos três pessoas já morreram em rodovias de Kentucky. Também foram registradas duas mortes em Oklahoma. Em Ohio, um engavetamento de 50 veículos matou uma pessoa, informou a imprensa local. Em Michigan, uma colisão de nove caminhões paralisou o trânsito.

As mortes também estão sendo causadas pelas baixas temperaturas. A polícia de Memphis, no Tennessee, informou que um homem foi encontrado morto na Union Avenue devido à exposição ao clima gelado.

O Serviço Nacional de Meteorologia espera que mais de 100 recordes climáticos sejam igualados ou quebrados nos próximos dias. A Flórida, por exemplo, deve experimentar o Natal mais gelado em 30 anos. Estados mais afetados pela falta de energia:
- Carolina do Norte: 437.385 pessoas sem eletricidade
- Tennessee: 304.800 Maine: 237.585
- Alabama: 96.295
- Nova York: 78.090

Gostou? Compartilhe