Terra treme em Jaramataia: fenômeno é o oitavo registrado em Alagoas este ano; assista

Publicado em 12/08/2016, às 12h43

Por Redação

Os moradores de Jaramataia, cidade da região Sertão do Estado, acordaram assustados na manhã desta sexta-feira (12) após sentirem um tremor de terra na cidade.

O repórter Carlos Nascimento, da TV Pajuçara, confirmou que o abalo foi sentido pela população e que a informação circulou em vários grupos de redes sociais onde moradores afirmaram ter presenciado o tremor. Confira:

O TNH1 tentou contato com o Observatório Sismológico, da Universidade de Brasília de Geociencias (OBSis), que monitora o fenômeno no Brasil, mas ainda não há confirmação de que um evento sismológico tenha acontecido. Por telefone, uma das técnicas do OBSis disse à reportagem que a confirmação de tremores pode levar até oito horas para ser concluída.

Ainda segundo o Observatório, os últimos tremores registrados em solo alagoano ocorreram em 20 de junho deste ano, dois, ambos na cidade de Belo Monte, cidade do baixo São Francisco a 201 km de Maceió. Os tremores foram de baixa intensidade, um de 1,7 e o outro de 1,6 graus na escala richter. Nenhum deles levou riscos a população.

MAIS TREMORES

Em fevereiro deste ano outros dois tremores foram registrados também em Alagoas. Um deles, inclusive, sentido em Maceió, mas com epicentro no Agreste de Pernambuco, o outro em São José da Tapera.

Em fevereiro, o professor da Universidade de Brasília de Geociência, George Sand França, disse com exclusividade ao TNH1 que apesar dos tremores de baixa intensidade, o fato de ocorrer no Nordeste são preocupantes. “Sendo no Nordeste, gera um pouco de preocupação, por ser uma região muito habitada e onde pode haver residências de estrutura precária", disse a época.

Em terras alagoanas o fenômeno é mais comum do que se pensa. Em abril, um tremor foi sentido em Palmeira dos Índios. Ao todo, em 2016, houveram sete tremores confirmados, o último deles em Pão de Açúcar.

Gostou? Compartilhe