Terremoto deixa 145 mortos no Afeganistão e Paquistão

Publicado em 26/10/2015, às 15h53
Imagem Terremoto deixa 145 mortos no Afeganistão e Paquistão

Por Redação


Ao menos 145 pessoas morreram e 160 ficaram feridas por conta do terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu nesta segunda-feira (26) a região de Hindu Kush, entre o Paquistão e o Afeganistão. 

De acordo com fontes locais, cerca de 120 vítimas são do Paquistão e 25, do norte do Afeganistão. No entanto, as autoridades locais acreditam que o número de mortos pode subir nos próximos dias, já que o terremoto afetou sistemas de comunicação e algumas áreas estão isoladas, o que prejudica a atualização de danos e vítimas.

Em um dos piores incidentes causados pelo tremor de terra, 12 garotas foram pisoteadas e morreram enquanto tentavam deixar o prédio de sua escola na província de Takhar, no Afeganistão.

Outros 25 estudantes ficaram feridos na confusão, de acordo com o porta-voz do governo, Sunnatullah Timour. O epicentro do terremoto foi registrado na região montanhosa de Hindu Kush, escassamente povoada e que faz parte da cordilheira do Himalaia. 

Já no Paquistão, a zona com o maior número de vítimas é a de Khyber Pakhtunkhwa, onde foram confirmados ao menos 71 mortos.O centro de estudos geológicos dos Estados Unidos acredita que o terremoto ocorreu a 212 km de profundidade. Sua magnitude foi reportada inicialmente como 7,7 graus na escala Richter, mas reduzida em seguida para 7,5. Anualmente, somente cerca de 20 terremotos acima de 7 graus ocorrem no mundo, segundo estatísticas.


Gostou? Compartilhe