Eleições 2018

TNH1 Dados: Em dois municípios alagoanos, há mais eleitores que habitantes

Diferença entre estimativa populacional do IBGE e dados do TSE chega a ser 390 pessoas

TNH1 Dados | 05/09/18 - 11h59

O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no último dia 29, com estimativas populacionais somado aos dados da Justiça Eleitoral evidenciou uma situação inusitada no interior de Alagoas.

Os municípios de Belém e Jundiá, situados nas regiões do Agreste e da Zona da Mata, respectivamente, possuem mais eleitores que habitantes, de acordo com os dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coletados pelo Portal TNH1 e Agência Tatu.

Belém tem 4.406 habitantes e 4.796 pessoas aptas a votar, o que representa 390 eleitores a mais que a população local. Enquanto Jundiá possui 4.175 habitantes e 4.185 eleitores (dez a mais).

Ao calcular o índice de eleitores em relação ao número de habitantes de cada município alagoano, utilizando estimativas do IBGE para 2018, Belém tem uma taxa de 108,9%. Jundiá está em segundo, com dez eleitores a mais que habitantes, o que representa um índice de eleitores de 100,2%, e em seguida a Mar Vermelho, com 94,1%. Já Campo Alegre tem o menor índice, de 42,3%.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas esclarece que uma das explicações para este fenômeno se dá pelo fato de, em alguns casos, o domicílio eleitoral diferir do domicílio civil. Isto pode acontecer porque o eleitor trabalha ou estuda em outra cidade, podendo votar em qualquer um dos locais, por exemplo. O TRE explica ainda que tais características não configuram fraude.

Acesse aqui a base de dados utilizada para produção desta matéria.