Tornado derruba árvores, destelha casas e causa pânico a moradores no Paraná

Publicado em 11/01/2026, às 18h00
Reprodução X @santacatarinanofeed
Reprodução X @santacatarinanofeed

Por InfoMoney

Um tornado devastou o bairro Guatupê em São José dos Pinhais, Paraná, no sábado, 10, causando danos em mais de 200 casas e deixando cerca de dez mil imóveis sem energia. A Defesa Civil do Paraná está avaliando os impactos e prestando assistência ao município.

O fenômeno resultou em 57 quedas de árvores e a destruição de um galpão de reciclagem, mas, felizmente, não houve feridos. Imagens nas redes sociais mostraram a força do vento, que assustou os moradores e fez com que muitos buscassem abrigo.

A prefeitura está realizando um levantamento dos danos e já cadastrou as residências afetadas, iniciando a distribuição de lonas para reparos emergenciais. A magnitude do tornado ainda será classificada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, com base em análises técnicas e dados meteorológicos.

Resumo gerado por IA

A passagem de um tornado causou estragos e assustou os moradores no final da tarde deste sábado, 10, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Uma grande nuvem em forma de funil atingiu o solo e arrancou o que estava pela frente.

A Defesa Civil do Paraná confirmou o fenômeno e disse que avalia os impactos. “A equipe do estado está no local avaliando auxílios ao município”, diz em nota.

O tornado atingiu principalmente o bairro Guatupê, onde mais de 200 casas foram atingidas, com destelhamentos total ou parcial. O vento forte deixou postes retorcidos e arrancou placas de publicidade. Cerca de dez mil imóveis ficaram sem energia.

Um galpão de reciclagem caiu com a força do vento. A Defesa Civil contabilizou 57 quedas de árvores em 14 bairros e no centro. Segundo a prefeitura, não houve registro de feridos.

Imagens postadas em redes sociais mostram o redemoinho de vento levando galhos, placas e detritos em movimentos circulares. O movimento das nuvens assustou os moradores, que buscaram abrigo. Os semáforos desligaram.

Magnitude do tornado ainda será avaliada

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência do tornado no bairro Guatupê, e informou que ainda vai classificar a magnitude do fenômeno.

“A classificação depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana”, comunicou. “A análise inclui também dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”.

A escala Fujita, de classificação de tornados, vai de F0 a F5, conforme a força do vento. No F0, os ventos são de 65 a mais leve 116 km/h, enquanto o F5, que não ocorre no Brasil, pode ter ventos de mais de 400 km/h.

A prefeitura de São José dos Pinhais informou em nota que “está atuando de forma intensa e contínua no atendimento às ocorrências registradas após o tornado que atingiu o município no fim da tarde deste sábado, com maior impacto na região do Guatupê”.

Segundo a nota, as mais de 200 residências atingidas já foram cadastradas pelas equipes municipais para levantamento de danos e o atendimento necessário. O município iniciou a distribuição de lonas para reparo emergencial dos telhados.

Gostou? Compartilhe