Semelhante a uma cena de filme de terror, um vídeo capturou o momento em que um grande tornado atravessou um estacionamento de um supermercado da rede Walmart no Texas (EUA), enquanto as pessoas em pânico gritavam e corriam para dentro da loja. Em outra localidade, uma caminhonete foi vista rodopiando na pista.
LEIA TAMBÉM
Os episódios ocorreram ontem (21), sendo que o primeiro foi gravado na cidade de Round Rock, nos arredores de Austin, Texas. Na gravação, um homem desesperado com a situação diz: "Entrem! Entrem! Corram! Corram! Afastem-se das janelas".
Após o fim do vendaval, o vídeo foi postado no Twitter por James Watson, funcionário da loja Walmart. As imagens deixaram os internautas de queixo caído com o tamanho do tornado e sua força esmagadora. Já o "caçador de tornados" Brian Emfinger postou a imagem da caminhonete vermelha que chega a capotar, antes de ficar sobre as quatro rodas e conseguir fugir dos fortes ventos.
Omg… just going thru my video. This is a story about a red truck and a tornado…. I CANNOT believe they drove away like that. #txwx #tornado pic.twitter.com/8h0nD88xFv
— Brian Emfinger (@brianemfinger) March 22, 2022
De acordo com informações do jornal norte-americano USA Today, o tornado foi um dos vários que passaram pelos estados do Texas e Oklahoma e deixaram um longo rastro de destruição em vários municípios. Porém, um dos mais intensos se manifestou em Austin. Até o momento, pelo menos quatro residentes foram feridos.
Segundo o New York Post, uma mulher que testemunhou a passagem do tornado no estacionamento do Walmart teve muitos ferimentos na perna ao ser arrastada pelos fortes ventos. "Estou com lesões e sangramentos por ter sido arrastado pelo tornado naquele estacionamento", comentou a vítima.
Destruição em grande escala - Outro tornado também atingiu as cidades de Luling e San Antonio, ambas no Texas, e outro enorme devastou a região leste de Round Rock, de acordo com o Serviço de Meteorologia.
Muitas pessoas perderam suas casas e carros com a série de desastres naturais. Michael Talamantez, residente de Round Rock, assistiu sua casa e a dos vizinhos serem totalmente derrubadas por um dos tornados. A dimensão da destruição foi tão grande que ele temeu o pior: "Achei que ia morrer", disse Talamantez, de Round Rock.
Em Jacksboro, na periferia de Dallas, duas escola primárias tiveram suas estruturas gravemente danificadas quando um tornado atingiu a cidade por volta das 16h (17h no horário de Brasília) de ontem (21), informou o canal FOX.
Em entrevista à emissora, a diretora da Jacksboro High School, Starla Sanders, relatou que não apenas o seu local de trabalho foi comprometido, como também a estrutura de sua casa, quando os fortes vendavais arrancaram grande parte do telhado. "Isso só trouxe lágrimas aos meus olhos. Eu moro aqui há 15 anos, e eu amo este lugar. É muito difícil ", disse Starla. "Não vi a cena da destruição, mas ouvi dizer que não tenho mais telhado na minha própria casa. Meus filhos e meu marido estão seguros, assim como todos os alunos. Isso é que é importante", acrescentou.
Em Oklahoma, um tornado de 400 metros de largura atingiu a cidade de Kingston, no sul, durante a noite, criando um caminho de destruição de aproximadamente 4 km. O violento sistema de tempestades atingiu também os estados de Louisiana, Mississippi e Alabama hoje, provocando alertas de inundação.
+Lidas