Treinador que comandou o CSA por quatro jogos acerta com clube da Série B

Publicado em 10/09/2025, às 10h45
Divulgação/CSA
Divulgação/CSA

por Pedro Acioli*

Publicado em 10/09/2025, às 10h45

O técnico Márcio Fernandes, que comandou o CSA na reta final da Série C, foi anunciado pelo Paysandu nessa terça-feira (09), por meio das redes sociais. O treinador já teve duas passagens anteriores pelo clube paraense e retorna agora para a terceira passagem no comando do Papão.

Curiosamente, Márcio já havia trabalhado no Paysandu em 2025, mas foi demitido em fevereiro. O trabalho mais recente foi no CSA, onde esteve à frente da equipe na reta final da Série C. Por lá, ele venceu um jogo, empatou outro e perdeu dois.

Durante o período, o CSA foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil ao perder para o Vasco por 3 a 1 no placar agregado.

Com o desempenho abaixo do esperado, a diretoria azulina optou pela demissão dele e promoveu o retorno de Higo Magalhães, que foi desligado do cargo 16 dias antes. No entanto, Higo não conseguiu virar a chave e rebaixou o clube.

Situação do Paysandu

Agora, Márcio terá o desafio de tentar reverter a situação do Paysandu. É o lanterna da competição, com 21 pontos conquistados e sete a menos que o Botafogo-SP, 16º colocado, último clube antes da zona de rebaixamento. 

Ano passado, foram sete vitórias, dois empates e quatro derrotas sob o comando dele. A estreia será na partida do próximo sábado (13), contra o América-MG, às 16h, pela 26ª rodada da segunda divisão nacional, no Estádio Mangueirão.

O primeiro trabalho do treinador à beira do campo no Paysandu foi em 2022, quando conquistou o título da Copa Verde de forma invicta. 

Quem é Márcio Fernandes 

Márcio Fernandes é natural de Santos, em São Paulo, tem 63 anos, e é técnico de futebol desde 2001, quando começou a sua trajetória no São Carlense. Ele acumula passagens pelo Santos, Fortaleza, Vila Nova, Paysandu, Remo, pelo futebol chinês e outros clubes brasileiros. 

O técnico conta com dois acessos para a Série B. Nas mesmas campanhas, também se sagrou campeão da competição. O primeiro foi em 2015, com o Vila Nova, onde comandou a equipe durante toda a Série C. Foram 24 jogos, 13 vitórias, cinco empates e seis derrotas. Além de 31 gols marcados e somente 16 sofridos. Na final, ele enfrentou o Londrina e venceu com o placar agregado de 5 a 2. 

O segundo acesso foi em 2020, também repetindo o feito pela mesma equipe: o Vila Nova. Nessa oportunidade, ele não esteve à frente durante toda a competição e assumiu no meio da temporada. Faltando cinco jogos no quadrangular final, ele superou as expectativas e conquistou a taça. Foram vitórias convincentes na finalíssima, dentro e fora de casa, por 5 a 1 e 3 a 2, respectivamente, diante do Remo.

Primeiro técnico de Neymar

Além dos títulos nacionais, Márcio Fernandes também é conhecido por um outro feito: lançar Neymar ao elenco profissional do Santos, em 2009. Ele promoveu o craque do sub-15 para uma Copa São Paulo, disputada por equipes sub-20, e posteriormente, o colocar junto aos profissionais.

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe