Donald Trump publicou um vídeo em sua rede social que retrata Barack e Michelle Obama de forma racista, gerando condenação e repercussão negativa. O vídeo, que apresenta uma teoria da conspiração sobre as eleições, inclui imagens dos Obamas com rostos de macacos por alguns segundos.
Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional, criticou a publicação, afirmando que Trump e seus apoiadores racistas serão lembrados negativamente, enquanto os Obamas serão vistos como figuras queridas na história americana.
Barack Obama, que foi presidente de 2009 a 2017, apoia a candidatura de Kamala Harris para as eleições de 2024, adversária de Trump, o que pode intensificar as tensões políticas entre os dois lados nas próximas eleições.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na última quinta-feira (5/2) um vídeo que retrata o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama como macacos. A publicação foi feita em uma rede social utilizada por Trump, a Truth Social.
LEIA TAMBÉM
O vídeo tem cerca de dois minutos e meio de duração e apresenta uma teoria da conspiração sobre as eleições. As imagens em que o casal Obama aparece com rostos de macacos surgem por aproximadamente dois segundos, com ambos retratados rindo. Durante esse trecho, a canção “The Lion Sleeps Tonight” é reproduzida ao fundo.
As imagens foram condenadas por Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional durante o governo Obama e aliado próximo do ex-presidente. Em publicação sobre o caso, Rhodes afirmou: “Que isso persiga Trump e seus seguidores racistas, enquanto futuros americanos abraçarão os Obama como figuras queridas, ao mesmo tempo em que o estudarão como uma mancha na nossa história.”
Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos entre 2009 e 2017 e é o único presidente negro da história do país. Nas eleições de 2024, Obama apoiou a candidatura democrata de Kamala Harris, adversária de Trump no pleito.
Let it haunt Trump and his racist followers that future Americans will embrace the Obamas as beloved figures while studying him as a stain on our history. https://t.co/zDMdFtESJ3
— Ben Rhodes (@brhodes) February 6, 2026
LEIA MAIS
+Lidas