Saúde

Tumor em pulmão de idosa reduz 76% após uso de canabidiol

Metrópoles | 15/10/21 - 22h07
Mid and South Essex NHS Foundation Trust / Reprodução

Uma idosa de 80 anos do Reino Unido, diagnosticada com câncer, viu um tumor no pulmão direito reduzir em 76% em menos de três anos ao fazer um tratamento alternativo com óleo de canabidiol (CBD), substância extraída da Cannabis sativa. O caso foi documentado em um artigo publicado na plataforma BMJ Case Reports.

A paciente foi tratada no Mid and South Essex NHS Foundation Trust e fumava cerca de um maço de cigarros por semana. Ela descobriu o câncer em junho de 2018, depois de passar meses tossindo. A idosa evitou os tratamentos convencionais – com cirurgia, quimioterapia e radioterapia – por ter medo dos efeitos colaterais e, por decisão própria, passou a tomar 0,5 ml do óleo de canabidiol de duas a três vezes por dia. Além do óleo, ela seguiu tomando medicamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica leve (DPOC), osteoartrite e hipertensão. Imagens de exames (em destaque) mostram que o tamanho do tumor diminuiu de 41 mm, em junho de 2018, para 10mm, em março de 2021. Ou seja, uma redução de cerca de 76%.

Causa e efeito - Os médicos que trataram a paciente afirmaram não estar claro que o óleo foi o responsável pela melhora do quadro e que não existem evidências robustas de que produtos feitos à base de maconha podem alterar a progressão de um tumor. No entanto, eles sugerem que novas pesquisas sejam feitas para esclarecer se produtos derivados da planta podem contribuir para o tratamento de câncer.