Mundo

Turco com o maior nariz do mundo diz que “foi abençoado”

Metrópoles | 01/12/21 - 21h42
Guinness / Reprodução

Mehmet Ozyurek, da Turquia, continua com o título de “homem vivo com maior nariz” desde que teve sua primeira medição oficial, em 2001, quando seu nome entrou no Guinness, o Livro de Recordes. O seu nariz tem 8,8 centímetros – um pouco maior que uma carta de baralho tradicional.

Ele contou ao Livro de Recordes acreditar que sua característica peculiar é, na verdade, algo genético. Ele herdou do pai e dos tios, que também possuíam narizes “grandiosos”. Confessou, entretanto, que nenhum médico conseguiu explicar o porquê Ozyurek ficou com esses genes. “Eu amo o meu nariz, é claro… eu fui abençoado”, declarou em entrevista ao Guinness World Records. “O mundo também, o Guinness e, é claro, minha esposa!” completou.

Apesar do orgão geralmente crescer durante toda a vida do indivíduo, o de Ozyurek permanece o mesmo há duas décadas. Ele nasceu na Turquia em 1949 e, atualmente, mora na cidade de Artvin, no nordeste do país, a mil quilômetros da capital. Ozyurek compartilha que sofria bullying quando criança. “Eles me chamavam de narigão para me deixar mal”, relembra. “Mas eu resolvi olhar para mim. Eu olhei no espelho e me descobri.” “Deus me fez assim, não tem nada que pode ser feito contra isso. Eu aprendi a viver em paz com meu físico”, disse Ozyurek.