O estado de Alagoas não é avesso ao turismo. Pelo contrário, esta atividade é uma parte essencial do PIB local, movimentando ao redor de 5,35% de toda a atividade econômica na região.
Segundo os dados do governo, cada turista que visita o estado deixa R$ 1.167,97 em média, o que indica algo claro: quanto mais visitantes, mais recursos para a população local crescer e se desenvolver.
Mas como o estado de Alagoas pode trazer mais turistas para a região? É o que veremos a seguir!
Alagoas ainda não explora seu potencial turístico na totalidade
Apesar de ser um local que recebe muitos visitantes, a verdade é que o estado de Alagoas não está entre os Top 5 estados com mais turistas no país (quem lidera o ranking é São Paulo, seguido do Rio de Janeiro, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul).
Isso mostra que ainda há potencial de crescimento para o estado, desde que encontre as ações certas a fazer para atrair mais turistas.
A resposta pode estar na arte e na cultura
O investimento na arte e na cultura como um motor do turismo não é ideia nova. No entanto, ela segue dando resultados aqui e em qualquer lugar do mundo.
Quer um exemplo simples? O filme ‘O Agente Secreto’, indicado a quatro categorias no Oscar 2025, já rende tours especiais na cidade de Recife, com turistas que querem conhecer locações do longa.
Alagoas poderia seguir o exemplo e investir na criação de filmes que se passam nas cidades da região. É claro que nem todo filme vai receber quatro indicações ao Oscar e ganhar o Globo de Ouro, mas o ganho em turismo pode acontecer mesmo assim.
Além de filmes, artistas da região poderiam criar jogos, livros, músicas e revistas em quadrinhos que possam despertar o desejo de visitar e conhecer Alagoas. Até mesmo áreas mais comerciais podem ser uma boa estratégia.
Por exemplo, hoje existem dezenas de tipos de jogos e slots em plataformas e cassinos online com as mais diferentes temáticas e, inclusive, ambientados em cidades reais. Existem jogos focados em regiões específicas, como o Aloha! Christmas (baseado no Havaí) ou o Rio Stars (focado no Carnaval no Rio de Janeiro).
Poderiam existir, também, slots baseados nas regiões ou cultura de Alagoas, levando um pouco do estado para as pessoas ao redor do mundo e, assim, atraindo-as a visitar nossas cidades no futuro.
A Internet pode ser uma ferramenta poderosa
Seja através da criação de filmes e obras culturais, seja por meio de outras estratégias, um fato permanece: se Alagoas quer crescer no turismo, a Internet será o meio para isso.
É essencial que haja um trabalho conjunto envolvendo a sociedade e as empresas da área para facilitar ao máximo a vida do turista, especialmente online. Criar acessibilidade online, produzir vídeos e outros recursos é essencial para trazer turistas e garantir que a experiência deles aqui seja a melhor possível.
O turismo já é essencial para o estado de Alagoas e tem tudo para ser uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico para a região nas próximas décadas. O potencial natural já existe, basta aplicá-lo.
+Lidas