Turistas italianos foram feridos por disparo de fuzil no Rio de Janeiro

Publicado em 14/10/2022, às 14h07
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Extra Online

A Polícia Civil já sabe que os dois turistas italianos foram baleados por uma bala de fuzil. A cápsula foi encontrada por uma das vítimas. O grupo de cinco homens estavam voltando para São Paulo quando, segundo eles, foram induzidos a entrarem em uma comunidade pelo GPS, na madrugada desta sexta-feira. Uma das vítimas foi alvejada no braço, a bala transpassou a atingiu a costela de um segundo ocupante. Após dois jovens serem baleados, o grupo pediu ajuda em um posto de gasolina da Avenida Brasil e em seguida foram socorridos para o Hospital municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

Riccardo Cefis, de 21 anos, foi atingido na costela e Nicolo Desiato, de 23 anos, foi ferido no braço esquerdo. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde (SMS), os dois estão em observação e têm estado de saúde estável.

O ataque dos criminosos ao grupo teria acontecido às 4h30. Os outros ocupantes do veículo — Edoardo Coli, Matteo Dalzoppo e Sérgio Batalha — não ficaram feridos. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na 37ª DP (Ilha do Governador) e será transferido para a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat).

Os agentes tentam entender onde o grupo esteve no momento dos disparos feitos por traficantes. Em depoimento na 37ª DP (Ilha do Governador), um dos italianos que estavam no veículo, Matteo Dalzoppo, de 22 anos, afirmou que é estudante e está hospedado em São Paulo. O estrangeiro, que não foi atingido pelos disparos, informou que o grupo veio ao Rio a turismo. Aos investigadores, Matteo disse ainda que os amigos foram abastecer o carro perto da Linha Amarela e ao sair do posto de gasolina, o GPS acabou levando o grupo para a comunidade. Ao entrar na favela, o veículo foi alvejado por disparos de arma de fogo. O rapaz também contou que ao sair do local, pediu ajuda em um posto de gasolina.

As vítimas estavam em um Tiggo 3x Pro, que ficou com marcas de tiros. Os disparos atravessaram o porta-malas, e, segundo a PM, um único tiro feriu os dois turistas. Na traseira do veículo, há marcas de sangue.

Os cinco rapazes estão no Brasil fazendo intercâmbio para aprender português e ensinar italiano. Eles estavam no Rio a passeio. Segundo a Polícia Militar, o grupo está muito nervoso e tem recebido auxílio com apoio de um intérprete da corporação. Uma representante do consulado italiano acompanha as vítimas. Ela não quis falar com os jornalistas.

Pouco depois das 10h20, peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) chegaram ao Hospital Evandro Freire para periciarem o veículo.

Gostou? Compartilhe