Minha mãe, dona Nia, preparava uma sopa de legumes com macarrão que era o xodó absoluto da família. Mas a verdadeira disputa não era pela sopa em si. Era pelo osso de tutano. Todo mundo queria. Bater no osso com a ajuda da faca para a gordurinha cair no prato da sopa… aquilo era glória pura. O tutano é a parte interna e cremosa dos ossos, especialmente da canela. Rico em gorduras boas, colágeno, vitaminas e minerais, é puro sabor e memória afetiva. Talvez por isso, quando meu amigo João Netto me convidou para saborear a iguaria grelhada no Grato, aceitei sem pensar duas vezes — e não é que estava saborosíssimo?
LEIA TAMBÉM

Aproveito para indicar três versões do ossobuco com sua gordurinha (tutano) gloriosa: Grato (@gratosteakhouse.mcz), Bar do Lula (@obar_do_lula) e Maria Antonieta (@mariaantonieta.maceio) .

Gratto (@gratosteakhouse.mcz) - No Gratto, os ossos são cortados na lateral e preparados na brasa. O tutano vira coisa finíssima — macio, intenso, quase um creme. Vem escoltado por torradas, do jeito certo, para aproveitar cada centímetro, sem desperdício. 📍 Av. Pio XII, 475 – Jatiúca

Bar do Lula (@obar_do_lula) - O chambaril (carne de ossobuco) com pirão e arroz é a estrela da casa. Tão famoso que, por dia, são 25 quilos de carne e 10 quilos de farinha de mandioca para garantir a felicidade dos fregueses no almoço.📍 Rua Marieta Lages, 80 – Farol, Maceió.

Maria Antonieta (@mariaantonieta.maceio) - O ossobuco chega no ponto perfeito, com molho denso e polenta cremosa, trazendo o tutano no tempero italiano que aquece a alma. São 16 anos de uma trajetória dedicada à cozinha italiana. 📍 Av. Dr. Antônio Gomes de Barros, 150 – Jatiúca | Parque Shopping
LEIA MAIS
+Lidas