LEIA TAMBÉM
Há exatos 10 anos a TV Pajuçara se tornou afiliada da Rede Record, passando a retransmitir a programação da emissora paulista em Alagoas casando com seu próprio conteúdo já consolidado entre os alagoanos.
Sempre pioneira em tendências e inovação, em 2006, a TV Pajuçara oficializou a aliança com uma das maiores emissoras de televisão do pais, casando uma programação local marcada pela credibilidade e valorização da cultura e informação regional com a grade diversificada do jornalismo e entretenimento da Rede Record, que chega a mais de 120 países. O resultado dessa “soma” é um formato que une jornalismo e entretenimento.
Em entrevista ao Pajuçara Na Hora transmitido em rede hoje pelas rádios Pajuçara FM Maceió e Arapiraca, o diretor executivo do PSCom, Andre Vajas, explicou o porquê do êxito da associação da TV Pajuçara com a Rede Record.
“Temos hoje sucessos da Record como Os Dez Mandamentos e a Escrava Mãe, que claro, à época não tinha como prever, mas sabíamos que o caminho que a Record escolheu em sua grade de programação e de conteúdo, nesse casamento da programação local com nacional, e uma vinculação muito positiva com o público adulto, era o caminho certo”, afirmou Vajas.
"Mudamos de uma emissora que à época estava em segundo lugar em audiência no país para uma que estava em terceiro. Houve um estranhamento, mas nada como o tempo para provar que fizemos a escolha certa. E um dos fatores para essa aliança com a Record é o nosso entendimento do nosso negócio não apenas como televisão, mas como comunicação", explicou o diretor executivo.
Ouça uma trecho da entrevista:
Dados mais recentes do IBOPE, em Maceió, registrados no período de 6 a 12 de maio, colocam a TV Pajuçara / Rede Record na vice-liderança. A pesquisa revela também a força do conteúdo regional produzido, aliada a uma programação nacional de qualidade. Jornalismo, novelas, programas de auditório e reality shows compõem uma grade de programação voltada para um público adulto e de maior interesse dos anunciantes por ser decisivo na hora da compra.
MAIOR COBERTURA DIGITAL
Abrangendo uma cobertura de 89% da população alagoana com o sinal analógico e 46% com o sinal digital - a maior do Estado - a TV Pajuçara cria, produz, distribui conteúdo e investe cada vez mais para entregar seus produtos em diversas plataformas. E tem um compromisso com o alagoano de garantir um conteúdo relevante e de credibilidade. Esses são os grandes diferenciais da emissora.
Aliada à transmissão ao vivo pelo Portal TNH1, o conteúdo ultrapassa o território alagoano com a maior produção local de TV, dados que não são alcançados pela pesquisa do IBOPE.
LIDERANÇA NAS REDES SOCIAIS: MAIS DE 255 MIL SEGUIDORES

Através de ferramentas de aferição online, como o Google Analytics e comScore, que trazem dados de audiência em tempo real, é possível comprovar que a TV Pajuçara é líder disparada na internet.
Somente a TV Pajuçara possui mais de 255 mil seguidores em suas redes sociais, interagindo, acompanhando e compartilhando o conteúdo produzido pela emissora.
Somadas as redes sociais de todos os veículos de comunicação do PSCom, são 900 mil seguidores totais nas redes sociais, 133% (até o mês de junho) a mais do que os veículos da Organização Arnon de Melo (OAM). O PSCom foi, ainda, o primeiro grupo de comunicação de Alagoas a ser reconhecido com o selo azul de verificação do Facebook, em março deste ano.
MULTIPLATAFORMA
As novas tecnologias mudaram comportamentos e a forma de assistir TV já não se limita ao aparelho de televisão, ganhando outras telas como smartphones, tablets e outros.
A Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, da SECOM, mostra que 19% das pessoas assistem à TV enquanto usam o celular e 12% estão conectadas à internet. Dados de 2015, da Ipsos, indicam que já são 40 milhões de brasileiros utilizando três ou mais telas. O infográfico Antropomedia, desenvolvido pelo Kantar IBOPE Media com base em dados do Target Group Index, traz uma análise sobre os novos hábitos de consumo de mídia na América Latina, investigando a relação das pessoas com diversos meios de comunicação.
Em Alagoas não é diferente, cada vez mais as pessoas assistem à TV Pajuçara pelo celular e ou computador, inclusive usando o aplicativo. Ao vivo ou on-demand, cresce o hábito do alagoano de assistir a horas da programação da emissora via dispositivos móveis.
APLICATIVO PAJUÇARA
Primeiro aplicativo de um grupo de mídia em Alagoas, o aplicativo Pajuçara lançou tendência e hoje já contabiliza 60 mil downloads, ofertando ao público mais uma forma de consumir conteúdo.
Pelo app Pajuçara é possível conferir toda a programação da TV Pajuçara/Record ao vivo e em horários alternativos, rever e compartilhar nas redes sociais.
Mas o app Pajuçara vai além, possibilitando a participação do telespectador por meio de canais como o VC Repórter.
139 HORAS DE PROGRAMAÇÃO LOCAL

São 139 horas de programação local. Uma grade que de tão vasta, atinge públicos dos mais variados. Só pra se ter uma ideia, são 167% de horas a mais de programação local do a concorrência.
Vale ressaltar que quando vai ao ar a programação local é registrado um crescimento da audiência da TV Pajuçara, ao contrário do que acontece com a TV Gazeta, que perde telespectadores quando passa a exibir seu próprio conteúdo.
Além de resultarem em uma maior afinidade com o público alagoano, que se identifica com os apresentadores, os programas locais proporcionam uma maior variedade de possibilidades comerciais além do chamado break, como o merchandising, uma importante ferramenta de diálogo entre os anunciantes e o consumidor final.
"Hoje o nosso melhor momento em termos de audiência são os programas locais. toda vez que entra um programa local a nossa audiência aumenta. Toda vez que entra um programa local a nossa audiência aumenta. Ao contrário da TV Gazeta. Então quem ganha realmente aqui em Alagoas com programação é a TV Pajuçara, disparadamente. Mas de 30% de nossa audiência geral é gerada pela programação local", destacou Andre Vajas.
236 HORAS DE JORNALISMO LOCAL E NACIONAL
Só de jornalismo, a grade da TV Pajuçara possui 236 horas de produção local e nacional.
De tão relevantes, dos 5 programas produzidos em Alagoas de maior audiência, 2 são da TV Pajuçara: o Fique Alerta e o Cidade Alerta Alagoas.
HORÁRIO NOBRE - RELEVÂNCIA E VICE-LIDERANÇA
À noite, quando mais pessoas estão vendo TV, a TV Pajuçara continua vice-líder isolada.
É nessa faixa de horário em que 56% das TVs estão ligadas, que vão ao ar o Cidade Alerta Alagoas, apresentado por Oscar de Melo, e o jornalismo premiado do Pajuçara Noite, apresentado por Gilka Mafra. Juntos os programas colocam a TV Pajuçara como uma das mais importantes fontes de informação e debates para o alagoano, criando o novo horário nobre da TV alagoana, além de trazer boas oportunidades para o mercado publicitário.
QUEM VÊ A TV
O público que acompanha diariamente a programação local e nacional da TV Pajuçara é predominantemente adulto, com mais de 18 anos, pelo menos. São 83% de adultos que se informam em nossos telejornais, se divertem com os mais variados programas de entretenimento ou com as novelas que caíram no gosto do brasileiro.
JORNALISMO PREMIADO

A credibilidade e a relevância do conteúdo produzido pela TV Pajuçara, Portal TNH1 e Rádio Pajuçara FM Maceió são confirmadas nas premiações de jornalismo locais, regionais e nacionais.
Somente neste primeiro semestre, foram 12 prêmios conquistados pela TV, Portal e Rádio.
Na mais recente edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo, por exemplo, juntos - TNH1, TV Pajuçara e Rádio Pajuçara FM Maceió - levaram 7 prêmios em várias categorias. A premiação foi realizada em junho.
RECORD: JORNALISMO, REALITY SHOWS E PROGRAMAS DE AUDITÓRIO

Uma programação diversificada e recheada de estrelas da televisão brasileira. Xuxa, Gugu, Sabrina Sato, Marcos Mion, Geraldo Luiz e Rodrigo Faro.
E a programação local da TV Pajuçara também tem se destaca nos finais de semana com os programas semanais Pajuçara Auto, Agenda A Ideias, Conexão e o Mais Estilo. Vice-líderes na programação da emissora.
Durante a semana a vice-liderança nesse segmento também é garantida por reality shows, como o sucesso de Power Couple, que foi vice-líder isolado, e agora com A Batalha dos Cozinheiros, com o cozinheiro pop star Buddy Valastro, que está de volta à tela da Record todas as terças-feiras.

Aos sábado as atrações vice-líderes são o Programa da Sabrina, apresentado por Sabrina Sato, e Legendários, apresentado por Marcos Mion.
No Domingo, o show na tela da Record não para. É a vez do programa Domingo Show, apresentado por Geraldo Luiz, e a “Hora do Faro”, atração apresentada por Rodrigo Faro, que continuam mantendo a emissora na vice-liderança.
+Lidas