Ufal abre inscrições para cursos presenciais de línguas no Espaço Cultural

Publicado em 20/02/2026, às 09h02
Espaço Cultural onde funcionam as Casas de Cultura - Foto: Ufal
Espaço Cultural onde funcionam as Casas de Cultura - Foto: Ufal

Por Redação

Estão abertas as inscrições para cursos presenciais de idiomas no Espaço Cultural, com prazo até 6 de março de 2026, visando atender a demanda por aprendizado de línguas e suas expressões culturais na comunidade.

Os cursos oferecem até 18 vagas por turma, com critérios de seleção que priorizam estudantes de escolas públicas e da Ufal, além de permitir inscrições em apenas um idioma por interessado, exceto na Casa de Cultura Luso-Brasileira.

O resultado das inscrições será divulgado em 12 de março, com listas de convocados e espera, e a possibilidade de reabertura das inscrições caso as vagas não sejam totalmente preenchidas.

Resumo gerado por IA

Estão abertas as inscrições para os cursos presenciais de Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português, oferecidos pelo Programa Casas de Cultura no Espaço Cultural. Os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível no edital até às 23h59 do dia 6 de março.

Clique no documento para acessar.

As vagas serão preenchidas conforme a data e hora de recebimento das inscrições nos formulários, observados os requisitos do edital. São até 18 vagas por turma nos cursos, conforme horários disponibilizados pelas Casas de Cultura. Havendo número de inscritos igual a três vezes o número de vagas por turma, as inscrições excedentes serão indeferidas automaticamente, mesmo dentro do prazo.

A idade mínima para ingresso é de 14 anos completos até o momento da inscrição; as aulas terão início em 14 de março de 2026 e a carga horária será definida pelas coordenações de cada Casa de Cultura.

As inscrições observarão critérios por grupos:

Grupo 1 – Com 8 vagas destinadas a pessoas com 14 anos completos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino básico em escola pública vinculada à rede municipal, estadual ou federal (conclusão em 2024 ou 2025)

Grupo 2 - Com 5 vagas destinadas a estudantes e/ou servidores da Ufal, sendo 3 vagas para estudantes de pós‑graduação cotistas e 2 vagas para estudantes ou servidores da Ufal;

Grupo 3 - Com 5 vagas destinadas ao público em geral; as vagas remanescentes em cada grupo serão redistribuídas para o grupo seguinte.

Apenas na Casa de Cultura Luso‑Brasileira será permitida a inscrição em mais de um curso, já nas demais, cada interessado poderá realizar inscrição em apenas um idioma, em um grupo e em uma turma. A rematrícula de alunos que foram cursistas no período anterior (semestre 2025.2) na Casa de Cultura pretendida terá prioridade de vagas em relação aos grupos descritos no edital.

O resultado será divulgado no dia 12 de março, quando serão publicadas duas listas por turma: uma com os 18 primeiros classificados e convocados e outra lista de espera com os 18 classificados seguintes que poderão ser convocados em caso de desistência. Caso não haja preenchimento de todas as vagas disponíveis, o prazo de inscrição poderá ser reaberto para todas, algumas ou uma das línguas oferecidas.

Sobre o programa

O Programa Casas de Cultura no Espaço Cultural é uma iniciativa da Pró‑Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da Ufal) e os cursos são oferecidos pela Faculdade de Letras (Fale) com o objetivo de difundir as línguas espanhola, francesa, inglesa, portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas expressões culturais, contribuindo para o ensino de línguas e a expansão universitária plena e democrática.

O semestre letivo 2026.1 será realizado de março a julho. Para aprovação, o aluno deve obter média semestral mínima de 7,0 e frequência mínima de 75%. Os cursos serão ministrados presencialmente no Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, na Praça Visconde de Sinimbu, no Centro de Maceió, por professores em formação inicial, matriculados nas licenciaturas da Ufal, previamente selecionados por edital próprio.

Gostou? Compartilhe