O oitavo e último episódio do Saúde em Foco, exibido pela TV Pajuçara neste sábado, 4, abordou a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de mama, doença que mais afeta as mulheres no mundo todo. O outubro rosa é o mês símbolo do combate ao câncer de mama.
LEIA TAMBÉM
Uma das convidadas do programa foi a Dra. Waleria Nolasco, médica radiologista. Ela destacou a importância da decisão do Ministério da Saúde ter ampliado para a faixa dos 40 anos, a possibilidade das mulheres terem acesso aos exames pelo Sistema Único de Saúde.
"A mamografia é o único exame hoje com critério de rastreamento. Consegue detectar a grande maioria dos tumores e tem um poder de reduzir a taxa de mortalidade", ressaltou a médica.
Fabiana Marcelino, técnica em radiologia, contou que descobriu a doença durante a prática de uma atividade física.
"Sempre tive o hábito de fazer o meu autoexame, além dos exames anuais de rotina. Em uma atividade física, no crossfit, passando a barra, senti que tinha algo estranho na minha mama. Quando cheguei em casa, fiz o autoexame e percebi que tinha algo diferente. Fui investigar com a médica e existia aquela suspeita que, sim, seria um câncer. E iniciamos para cuidar".
Sob condução da jornalista Beatriz Larceda, o episódio inédito foi exibido na tela da TV Pajuçara/RECORD e no Youtube. Esse foi o oitavo e último episódio da segunda temporada do Saúde em Foco, que foi exibido sempre aos sábados, às 14h30. O Saúde em Foco trouxe temas relevantes com entrevistas e debates sobre assuntos atuais.
PARCEIROS
Este ano o programa tem como parceiros o Hospital Arthur Ramos (master), Smile, Cesmac, Instituto Santa Rosa e Clínica Derma Team.
+Lidas