No ano de 2021, eu vivi a experiência do passeio pelo Rio Gelado, também conhecido como Rio Norte, na cidade de Jequiá da Praia. Em 2022 levei comigo o jornalista e escritor Zeca Camargo para fazer o mesmo roteiro e comer peixe carapeba, ele gostou tanto que rendeu uma saborosa reportagem na Folha de São Paulo. Com o título: “Descobertas infinitas em Alagoas”, o jornalista contou sua experiência ao citar que “o segundo diferencial é o almoço preparado por dona Leidinha, que inclui um pirão dos deuses com acompanhamento do carapeba grelhado. Mas eu nem sonhava com isso ainda enquanto deslizava naquelas águas geladas…”.
LEIA TAMBÉM

Peixada e camarão com pirão da Josileide
Bom, o passeio são em três etapas, a primeiro de barco pela Lagoa Jequiá, a segunda na trilha pela mata, e por fim deitamos na água gelada e descemos lagoa abaixo numa felicidade de criança. Agora em 2023, Alyson, biólogo, morador da cidade e guardião do paraíso, anuncia a novidade, o camping para a gente viver a experiência de vida de pescador na natureza. E aí, você vai embarcar nessa proposta? Enquanto isso, vamos lembrar o quanto é bom viver as aventuras no lago gelado de Jequiá.

Alyson da Eco Boat Lagoa de Jequiá, guardião da Lagoa de Jequiá
Anote: Quem comanda o passeio de barco, mais flutuação e o melhor almoço na comunidade, é Alyson do Nascimento Cardoso (@@alysoncardoso_1910) da Eco Boat Lagoa de Jequiá (@ecoboat_lagoadejequia). O alagoano é quase um peixe. Nascido e criado na lagoa, conhece na palma da mão cada capricho da natureza. De pescador à biólogo, é o menino do rio, e todo dia tem passeio e almoço, basta agendar para ser feliz, seja através dele ou com parceiros como os Peregrinos EcoAdventure (@peregrinosecoadventure).

Jequiá da Praia, um dos roteiros mais bonitos de Alagoas
Quem nasce em Alagoas não precisa de feriado para curtir o paraíso, todo dia é dia de experimentar os sabores e aventuras da terra Djavan. Vamos à cidade de Jequiá da Praia? Lá tem relíquias, pesca artesanal, o melhor pirão com camarão, e o passeio pelo Rio Gelado, também conhecido como Rio Norte. Navegar pela belíssima Lagoa de Jequiá abre novos caminhos onde nem o sol se atreve abordar. E, assim, depois de alguns passos pela mata, o convite é descer rio abaixo flutuando no bem bom do balanço das águas doces. Uma terapia!

No passeio inclui uma pequena trilha pela mata atlântica
Vamos entender: Para flutuar pelo Rio Gelado, reúna no mínimo cinco amigos, pode até ser só uma pessoa, claro, mas o custo será maior. Escolheu dia, roupas leves, e chapéu, hora sair de barco navegando pela Lagoa de Jequiá, linda e preservada. Este passeio integra a Unidade de Conservação de Reserva Extrativista, então só deixe as pegadas e guarde as melhores lembranças.
Quando entramos no barco é obrigatório o uso do colete, e assim navegamos contemplando toda beleza do mangue. A lagoa também é o provedora do sustento da comunidade ribeirinha, que vive da pesca artesanal da carapeba, camarão, siri e outros pescados.

Beleza do passeio pelo lago gelado
Quando chegamos no Rio Gelado, os celulares são guardados pelo Alysson, e uma pequena trilha com poucos obstáculos, desvenda a grandiosidade do mangue e da mata atlântica. “A biodiversidade de Jequiá é incrível, predominante as matas ciliares da Mata Atlântida, com diversas árvores, algumas centenárias, como o Pau Brasil, Sumauma, Angelim Pedra, Perobas, Embiriba, Vitória Régia, Aningas, entre outras espécies. Na fauna podemos encontrar as ariranhas, capivaras, jacarés, macacos pregos, e várias aves endêmicas”, conta o biólogo.
Flutuar no rio gelado é a melhor terapia do mundo. Depois dessa aventura, voltamos ao barquinho para mais uma parada de banho quente. Agora o melhor ainda está por vir, o almoço preparado pela família do Alyson, por sua mãe Josileide Marcelino e seu pai Manoel Cardoso. A comida é tão boa como o Rio Gelado.

Comida tradicional da Ecoboat Lgoa de Jequia
O pirão é o xodó da família, e, segundo o Alyson, tem toda uma ciência no modo de fazer. É preciso ter cuidado para não usar a água quente nem fria, ou embola. O fogo deve ser baixo para cozinhar a farinha, e tem que mexer todo o tempo na panela até dar a consistência ideal. Depois, finaliza sal com uma banda de limão. “O tom especial é o peixe de Jequiá, muito famoso. O pirão só fica com esse sabor se for o peixe for da nossa lagoa”, conta Alyson.

Turistas flutuam no Rio Gelado da cidade de Jequié da Praia
Rota; Eco Boat Lagoa de Jequiá (@ecoboat_lagoadejequia)
Preço: R$ 100,00 por pessoa (passeio, trilha e almoço) / Telefone: 82 99661-6441 (Alyson)
LEIA MAIS
+Lidas