O Vasco atravessa seu pior momento na temporada. Além dos resultados ruins em campo, o time cruzmaltino ainda encara os problemas políticos que surgem com a proximidade das eleições presidenciais no clube. Mas nem tudo são espinhos. Em meio ao caos, Leonardo Gil foi uma grata surpresa para os torcedores.
LEIA TAMBÉM
Contratado por empréstimo junto ao Al-ittihad, da Arábia Saudita, o meio-campista já fez sua estreia na derrota para o Corinthians na última quarta-feira (21). Ele entrou aos oito minutos do segundo tempo na vaga de Andrey e causou boa impressão. Deu nova dinâmica ao time, que melhorou em campo e se tornou mais perigoso.
Agora, ele deverá ganhar chance como titular contra o Caracas (VEN) nesta quarta (28), às 21h30, em São Januário, em duelo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Na etapa anterior da competição, disputada em fevereiro, o time carioca eliminou o Oriente Petrolero (BOL).
Contra o Corinthians, a nova aposta vascaína colocou os atacantes de sua equipe em boa situação com passes verticais nas costas dos laterais adversários. O time, que antes rodava a bola com pouca objetividade, passou a ser mais incisivo após a entrada do camisa 7.
Dados do Sofascore ratificam a melhora do Vasco após a entrada do argentino. Gil tocou 42 vezes na bola, completando 26 dos 31 passes curtos (84%) que tentou e três dos seis lançamentos que arriscou. Como base de comparação, Marcos Júnior atuou quase o dobro do tempo -70 minutos-, e tocou na bola somente 49 vezes, concluindo 32 dos 41 passes (78%) que buscou.
Sua participação não foi boa apenas ofensivamente. Gil também ajudou na defesa ao ganhar todos os duelos que disputou no chão (3) e no alto (1), além de ter conseguido um desarme e uma interceptação na partida.
No Vasco, Leonardo Gil ainda revê um amigo de longa data: Martín Benítez, seu companheiro dos tempos de seleção argentina na base. "Conheço o Martín há bastante tempo, estivemos juntos nas categorias de base da seleção argentina. Nos enfrentamos muitas vezes quando ele jogava no Independiente. Tenho uma boa relação com ele", disse à Vasco TV.
Junto do colega de meio-campo, Gil tentará, além da classificação às oitavas da Sul-Americana, fazer o Vasco voltar a vencer. No Brasileiro, a outra competição que ainda disputa, o time não ganha há nove rodadas -são sete empates e duas derrotas. O péssimo momento rendeu a queda de Ramon Menezes e a contratação do português Sá Pinto, que também fez sua estreia contra o Corinthians.
VASCO
Fernando Miguel; Cayo Tenório, Miranda (Ricardo), Castan e Henrique (Neto); Marcos Junior (Andrey), Léo Gil, Carlinhos e Benítez (Vinícius); Talles e Ribamar. T.: Sá Pinto
CARACAS
Velásquez ; Fereira, Rivero, Diego Osio e Notaroberto; Andreutti, Contreras, Leonardo Flores e Richard Celis; Robert Hernández e Alexis Blanco. T.: Noel Sanvicente
Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (28)
Árbitro: Michael Espinoza (PER)
Transmissão: Conmebol TV
LEIA MAIS
+Lidas