Vazamento de amônia intoxica ao menos 15 pessoas em fábrica de MG

Publicado em 14/07/2022, às 14h15
Vazamento deixou ao menos 15 pessoas intoxicadas | Foto: Reprodução/Avivar
Vazamento deixou ao menos 15 pessoas intoxicadas | Foto: Reprodução/Avivar

Por BHAZ

Um vazamento de amônia intoxicou um grupo de funcionários em uma fábrica de alimentos em São Sebastião do Oeste, na região Centro-Oeste de Minas. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros afirmou que seriam 15 vítimas, mas a empresa revelou, em nota oficial, que 27 pessoas receberam atendimento médico.

O episódio ocorreu por volta das 19h de ontem. Duas equipes dos bombeiros de Divinópolis atenderam a ocorrência e o vazamento na Avivar Alimentos foi controlado. No local, os militares e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestaram atendimento aos funcionários.

Ninguém ficou gravemente ferido. Em nota enviada ao BHAZ (leia abaixo na íntegra), a Avivar informa que providenciou a imediata evacuação das áreas próximas ao local do vazamento. Dos 27 funcionários que receberam atendimento, 26 foram liberados ainda durante a noite “após período de observação e melhora do quadro”. Um funcionário segue internado, mas sem risco de vida.

“A empresa, com o compromisso por zelar pela saúde, bem-estar e segurança do trabalhador, está despendendo toda atenção e auxílio necessário aos envolvidos, inclusive designando funcionários para fazer o acompanhando ao colaborador internado e aos que já estão em casa”, diz um trecho do comunicado.

Nota da Avivar Alimentos na íntegra

“A Avivar Alimentos informa que, na noite de ontem, 13/07, houve um incidente com vazamento de amônia, em sua unidade fabril localizada em São Sebastião do Oeste-MG.
Como procedimento padrão, a imediata evacuação das áreas próximas ao local do vazamento foi executada. Todos colaboradores que tiveram contato com a substância,
receberam os primeiros atendimentos no ambulatório interno da unidade e o SAMU foi
acionado para apoio.

Entre os vinte e sete funcionários encaminhados para atendimento externo, em pronto
atendimentos e unidades hospitalares, em São Sebastião do Oeste e Divinópolis, vinte e seis foram liberados ainda durante a noite, após período de observação e melhora do quadro. Um colaborador permanece internado, em observação, mas sem risco eminente.

Gostou? Compartilhe