Atitudes simples podem ajudar a manter a saúde dos fios nos dias mais frios
No inverno, muita gente percebe um aumento na quantidade de fios de cabelo que caem no travesseiro, no ralo do chuveiro ou na escova. Segundo a tricologista Dra. Marcia Dertkigil, a estação mais fria do ano pode, sim, contribuir para o agravamento da queda de cabelo, especialmente por conta de hábitos que impactam a saúde do couro cabeludo.
LEIA TAMBÉM
“O inverno traz consigo algumas mudanças comportamentais que afetam diretamente o ciclo capilar, como a frequência de lavagens e, principalmente, a temperatura da água nos banhos. A água muito quente resseca o couro cabeludo, prejudica a barreira cutânea e pode levar à inflamação e descamação, o que favorece a queda de cabelo”, explica.
Além disso, durante o frio, a circulação sanguínea tende a ficar mais comprometida nas extremidades do corpo, incluindo o couro cabeludo. “Com a vasoconstrição provocada pelo frio, o fluxo de nutrientes que chega até os folículos pilosos pode ser reduzido. Isso interfere na força e no crescimento saudável dos fios”, diz a médica.
Outro fator ligado à queda de cabelo no inverno é a menor exposição ao sol. A vitamina D, sintetizada principalmente pela ação solar, é essencial para diversos processos metabólicos, inclusive os que regulam o crescimento capilar.
“Pacientes com deficiência de vitamina D frequentemente apresentam intensificação da queda dos fios. Por isso, no inverno, é comum que os casos de eflúvio telógeno — um tipo de queda de cabelo mais acentuada e temporária — aumentem nos consultórios”, afirma a Dra. Marcia Dertkigil.
A médica ressalta, no entanto, que nem toda queda de cabelo deve ser motivo de alarde. “É normal perder até 150 fios por dia. Mas se a pessoa notar falhas visíveis, queda em excesso ou mudanças bruscas na densidade do cabelo, o ideal é procurar um tricologista ou dermatologista especializado para investigar as causas”, alerta.

Abaixo, a Dra. Marcia Dertkigil lista alguns cuidados que ajudam a evitar a queda de cabelo no inverno:
“O inverno exige um cuidado especial com os fios, mas com medidas simples é possível preservar a saúde do couro cabeludo e manter o cabelo bonito e forte durante toda a estação”, conclui a médica.
Por Daiane Bombarda
+Lidas