Veja como foi a final do Circuito Alagoano de Sumô de Robôs

Publicado em 30/11/2025, às 14h12
Estudantes de várias regiões de Alagoas se enfrentaram em batalhas de robôs construídos por eles, celebrando criatividade e aprendizado STEAM - Foto: Divulgação
Estudantes de várias regiões de Alagoas se enfrentaram em batalhas de robôs construídos por eles, celebrando criatividade e aprendizado STEAM - Foto: Divulgação

Por Redação

A final do Circuito Alagoano de Sumô de Robôs, realizada na Escola SESI Centro em Maceió, reuniu cerca de 150 alunos de diversas instituições, simbolizando o encerramento de um ciclo de incentivo às áreas STEAM e promovendo o protagonismo juvenil na busca por soluções tecnológicas.

O evento contou com a participação de equipes de escolas públicas e privadas, além de instituições de ensino superior, refletindo sua inclusão e abrangência, com aproximadamente 50 equipes competindo em duelos de robôs construídos pelos próprios alunos.

O apoio do SESI foi crucial para o sucesso do evento, e há expectativas de que o Circuito cresça ainda mais até 2026, enquanto educadores destacam a robótica como uma ferramenta poderosa para estimular o aprendizado e a colaboração entre os estudantes.

Resumo gerado por IA

Na manhã deste sábado (29), a Escola SESI Centro, em Maceió, viveu a energia da final do Circuito Alagoano de Sumô de Robôs. O evento reuniu alunos de diferentes partes do estado – de Maceió, de municípios do interior e de várias redes de ensino – para duelos eletrizantes de robôs feitos pelos próprios competidores.

A disputa simbolizou o encerramento de um ciclo de incentivo às áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), destacando o protagonismo juvenil e a busca por soluções tecnológicas que dialoguem com o cotidiano.

O coordenador de Robótica do SESI Alagoas, professor Eduardo Monteiro, afirma que a participação de equipes de escolas públicas, privadas e instituições como Ifal e de ensino superior – como Ufal, Uninassau e Cesmac – mostra o quão inclusivo e amplo o evento se tornou. Ele estima cerca de 150 competidores distribuídos em aproximadamente 50 equipes.

Segundo Monteiro, o apoio do SESI, seja com estrutura, premiação ou logística, foi fundamental para que a competição alcançasse esse porte — e ele acredita que, em 2026, o Circuito crescerá ainda mais.

Para o professor Alberto Jorge, um dos fundadores do Circuito e docente da área de eletrônica do Ifal, a robótica é “uma ferramenta muito poderosa” para estimular o aprendizado. Ele ressalta que a construção e programação dos robôs envolvem matemática, física, eletrônica e mecânica – e esse conjunto desperta no aluno um entusiasmo pelo conhecimento muitas vezes ausente nos métodos tradicionais.

O jovem competidor de 15 anos Gustavo Henrique, da Escola SESI Centro, destaca que o evento representou mais do que competição. “A gente fez um total de três robôs… Foi bem legal, teve alguns desafios que a gente teve que superar… foi bem legal ver os outros robôs, as outras equipes. E também a parte da colaboração em equipe foi bem legal”. Ele enfatizou que aprender robótica dessa forma, prática e em grupo, torna o aprendizado mais divertido e interativo e “bem melhor do que aprender só na aula”.

Outro professor, Paulo César Madeiro, que atua nos colégios Batista Moriah e Santíssima Trindade, comemorou a evolução do Circuito. Segundo ele, quando começaram havia poucas escolas participando; hoje, alunos de quinto e sexto ano já dominam programação e montagem de robôs, mostrando como a robótica vem se consolidando como parte efetiva do aprendizado.

Sumô de robôs

A modalidade de sumô de robôs – também chamada de “mini-sumô” ou “sumô robô” – segue o formato clássico da modalidade: dois robôs autônomos disputam em uma arena circular (o “dohyō”), tentando empurrar o adversário para fora usando sensores e programação, sem controle remoto.

Mais do que vitórias ou troféus, o que se vê em torneios como o Circuito Alagoano de Sumô de Robôs é uma experiência de aprendizagem multidisciplinar e com significado real. Os alunos se tornam protagonistas na própria formação, exercitando lógica, criatividade, trabalho em equipe e paixão por tecnologia.

Gostou? Compartilhe